Tempo de Leitura

O mundo mágico de Luísa Dacosta




“ Só a literatura pode fazer crescer emocionalmente as pessoas”, Luísa Dacosta

Luísa Dacosta, pseudónimo de Maria Luísa Saraiva Pinto dos Santos, adotado, em 1955, por ocasião do lançamento da sua primeira coletânea de contos Província, nasceu em Vila Real em 1927, onde viveu e estudou até ingressar na Universidade.
Licenciou-se em Histórico-Filosóficas na Universidade de Letras de Lisboa, foi professora do ciclo preparatório, em escolas do Porto, desde 1968 até 1997. Colaborou, também, nas páginas literárias de alguns jornais, em revistas de arte e literatura, fez traduções de obras como por exemplo as de Simone de Beauvoir, participou na elaboração de manuais escolares no tempo do ministro Veiga Simão e coordenou a comissão de reformulação de programas de Timor em 1975.

Tem uma obra variada: romances, contos, ensaios, crónicas, poesias, diários e colaborações em antologias.



O seu interesse pela literatura e pelo uso da linguagem vem desde cedo, autoafirmando-se “ uma colecionadora de palavras”.
Embora não acredite muito em influências, considera que os autores, que mais a marcaram, foram os poetas: Cecília Meireles e Camilo Pessanha. A poesia e a descrição são os seus géneros literários de eleição.


Nas aulas, sempre gostou de analisar textos literários e a necessidade de colmatar a escassez de textos relevantes para o desenvolvimento emocional das crianças, conduziu-a à ficção infanto-juvenil, que iniciou nos anos 70. Outro contacto enriquecedor foi com as mulheres de A –Ver- o Mar: a sua condição submissa, o seu sofrimento e a sua linguagem foram fonte de inspiração para as obras que considera as mais marcantes A – Ver- o Mar (crónicas), A maresia e o sargaço dos dias (poesia) e Corpo Recusado (romance).


Na sua escrita há uma linguagem poética, com uma mistura de registo autobiográfico e de crónica e com ecos de literatura tradicional.
Tem recebido vários prémios e homenagens, apesar de “ser avessa a palcos e aparecimentos”. Em 1994, recebeu o Prémio Gulbenkian do Melhor Texto para Crianças pelo seu livro Lá Vai Uma… Lá Vão Duas…


Para saberes mais sobre a vida e obra desta escritora, sobre a sua conceção literária podes visualizar a entrevista que se encontra no endereço: 


Isabel Aires

Comentários

Mensagens populares