Tempo de leitura: Descobrir Luís Sepúlveda

     Luís Sepúlveda, o homem e a obra






  Luís Sepúlveda, autor da obra História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar proposta pelo PNL para o 7º ano, nasceu no Chile, em 1949. Toda a sua vasta obra se encontra traduzida em português, sendo dos escritores latino-americanos mais lidos em Portugal e internacionalmente. Para além de escritor, também, se tem destacado como realizador, jornalista, roteirista e como ativista político.


       Viveu em vários países, começando pela antiga União Soviética (de onde foi expulso por manter ligações a dissidentes ao regime), Nicarágua (guerrilheiro conta o regime de Pinochet), trabalhou no Brasil, Uruguai, Paraguai, Peru e no Equador. Neste último, viveu entre os índios Shuar, participando numa missão de estudo da UNESCO. Desta experiência, resultou o seu maior sucesso como escritor - O velho que lia romances de amor- dedicado ao seu grande amigo Chico Mendes, o herói da defesa da Amazónia. 


       Também viajou pela Europa, viveu, na Alemanha, durante vários anos, onde casou com uma alemã da qual teve três filhos. Regressou ao Chile após 20 anos e reencontrou-se com a primeira mulher, a poetisa Carmen  Yanez com a qual tem um filho. Atualmente vive, em Gijon, em Espanha.
      Luís Sepúlveda, além de grande escritor, é um cidadão implicado na construção de um mundo melhor, quer pela atuação política, quer pelo poder da palavra. Sonha com um mundo, onde as relações humanas se estabeleçam na base da fraternidade, solidariedade e onde haja justiça social tal como expressa no livro O poder dos sonhos. A sua ficção espelha um mundo, onde estão presentes os valores da amizade, do respeito pela diferença e pela preservação da natureza.

      

      Como refere o provérbio "A curiosidade aguça o apetite", poderás também satisfazer a tua, visitando os sites seguintes e desvendando um pouco mais da vida e obra deste escritor  de intervenção e visionar algumas entrevistas .



Comentários

Mensagens populares