Tempo de leitura: A magia de Perrault

Perrault, o fabulista



De nacionalidade francesa, nasceu em Paris em 1628, tendo falecido com setenta e cinco anos. Pertenceu à alta burguesia, viveu em Paris e foi contemporâneo do célebre fabulista La Fontaine. Não trabalhou exclusivamente no mundo da literatura, tendo igualmente exercido as atividades de advogado e de superintendente de construções do Rei Luís XIV.

No campo das letras foi escritor e poeta, mas o seu nome perdurou até aos nossos dias e celebrizou-se ao criar um género literário de cariz popular que mereceu uma grande recetividade junto do público infantil. Ao longo da sua existência, Perrault foi colecionando histórias diversas da tradição oral, culminando na publicação de um livro intitulado Contos da Velha, Contos da Cegonha ou Contos da Mãe Gansa. Estas histórias apresentavam sempre uma moralidade em verso, tratando-se de incutir um cariz pedagógico a uma leitura lúdica. Da sua autoria figuram contos conhecidos como O Capuchinho Vermelho, A Bela Adormecida, O Gato das Botas, Cinderela, As Fadas, Henrique,o Topetudo, Barba Azul ou O Pequeno Polegar.

Estes textos têm alimentado o imaginário infantil ao longo dos tempos, narrando acontecimentos fantásticos e prodigiosos e integrando uma grande variedade de personagens que surgem com poderes mágicos e sobrenaturais, para delícia dos mais jovens.

Comentários

Mensagens populares