NOS CAMINHOS DA CIÊNCIA




      Ameaças ambientais e reciclagem


Papel de parede animado, 240x320 screensaver para celular
Sabemos que o meio ambiente não pode ser reduzido a preocupações com a ecologia – uma área das ciências biológicas – ou com a natureza. Os seres humanos já nem sabem o que é “natureza”, pois o meio ambiente já está tão penetrado e reordenado pela vida sociocultural humana, que nada mais pode ser chamado, com certeza, de apenas natural ou social. A natureza transformou – se em áreas de acção segundo as quais precisamos de tomar decisões políticas, práticas e éticas.

Enfrentamos agora uma crise ambiental nunca vista na história, que se deve à enormidade dos poderes humanos. Pois tudo o que fazemos tem efeitos colaterais e consequências não antecipadas que, diante dos poderes que possuímos actualmente, tornam inadequadas as ferramentas éticas que herdamos do passado.

Os principais problemas ambientais estão diretamente relacionados com a intervenção humana no planeta e nos ecossistemas, causando desequilíbrios que podem comprometer a vida na Terra.

Alguns dos problemas ambientais que afetam a vida de todos no planeta são:a destruição da camada de ozono, o efeito estufa, perda da biodiversidade, os grandes acidentes ambientais, a poluição; outras questões ambientais relevantes.

Se pretenderes sistematizar este assunto, vê a apresentação em PowerPoint elaborada por Isabel Braz, em 2010, no seguinte endereço:


A associação ambientalista Quercus considera que Portugal continua a registar um mau desempenho ambiental, cometendo cinco "pecados ambientais": elevadas emissões de gases produtores do efeito de estufa; erosão costeira; perda gradual da biodiversidade; excesso de construção; e enorme desperdício de água.
Em comunicado, a organização denuncia as elevadas emissões de gases produtores do efeito de estufa, que contribuem para o aquecimento global e para alterações climáticas, e que é"provavelmente o maior problema do século XXI”.
                                                     












Recordando o Protocolo de Quioto, assinado por países de todos os continentes para tentar limitar as emissões de cada nação, a Quercus lamenta que Portugal seja "dos [países] que apresentam maior distância em relação ao objectivo".




A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da consciencialização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.
               



   As vantagens da reciclagem:

  •         Preservação dos recursos naturais;
  •         Economia na produção de matérias-primas;
  •         Redução de quantidade de resíduos para                       os aterros sanitários;
  •         Melhoria da qualidade ambiental.
.
A reciclagem é um processo muito importante e eficaz para minimizar as ameaças ao meio ambiente

Em Portugal reutiliza-se menos que o desejável, recicla-se menos que o esperado e no final de contas instalam-se mais incineradoras. 




“Posto isso, é tempo de reflectir sobre o ambiente e aquilo que será o nosso futuro próximo”. Estas opções calham a todos, e todos temos que contribuir.





Paula Neves






Comentários

Mensagens populares