No caminho da ciência

BIODIVERSIDADE: ESPÉCIES EM VIAS DE EXTINÇÃO


 “Biodiversidade” pode definir-se como o conjunto das diferentes formas de vida que existem no planeta como um todo, ou numa região em particular.

Para além de considerações éticas ou utilitárias, a conservação da biodiversidade urge pelo papel que esta pode desempenhar no funcionamento dos ecossistemas e que começa a ser demonstrado pela investigação científica.


A biodiversidade reúne toda a variedade de vida, desde micro-organismos até animais e plantas. É o conjunto de espécies que estabelece uma inter-relação na qual cada ser, por mais simples que seja, tem uma função fundamental na composição do ecossistema.















Existe a ideia generalizada de que a preservação da diversidade biológica é benéfica para a humanidade. Um dos argumentos mais usados na defesa e preservação da biodiversidade é o argumento utilitário. A variedade de formas de vida é fonte de alimentos ou produtos necessários à sobrevivência da humanidade.

A biodiversidade funciona como uma máquina, em que animais e vegetais são as suas engrenagens. Por exemplo, se uma espécie vegetal for comprometida, poderá ocasionar a extinção do animal que o tem como base da sua alimentação. Esse animal que se extinguiu, por sua vez, possuía uma função na cadeia alimentar ou na própria natureza.



A grande preocupação que existe hoje é a de que o ser humano esteja a provocar o desaparecimento de muitas espécies num curto espaço de tempo, o que poderá conduzir à redução drástica dessa biodiversidade. Esse desaparecimento deve-se à prática intensiva da agricultura, à construção de barragens, à crescente urbanização, à destruição das florestas, à poluição e a outros factores humanos. A preservação da natureza e da diversidade garante a proliferação da vida.

As indústrias têm focalizado a sua atenção nas florestas, para conhecer espécies que podem ser utilizadas como matéria-prima na produção de medicamentos e cosméticos, mas não pensam que essa exploração pode alterar ou impactar as áreas de possível extração.

Se te preocupas com estas questões ambientais, visita o site seguinte:


Há mais de 16 mil espécies em vias de extinção. Em dois anos, 53 novas espécies ficaram em vias de extinção. O urso polar, o hipopótamo e a raia passaram a figurar na lista dos animais que podem desaparecer devido ao aquecimento global e à caça excessiva. Os números são da União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN): actualmente, 16 119 espécies de animais ou de plantas estão em vias de extinção. Um aumento significativo face a 2004, altura em que os números apontavam para 15 589. A atualização da lista vermelha revelou ainda que 784 espécies estão oficialmente declaradas extintas e 65 só podem ser encontradas em cativeiro.

Achim Steiner, diretor da organização, alertou para o grande impacto que a situação tem na capacidade de recuperação dos ecossistemas. Uma das situações mais críticas está localizada no Mediterrâneo. De acordo com o relatório, existem 34 focos críticos de biodiversidade e cerca de 25 mil espécies, das quais 60 por cento não se encontram em mais nenhum lugar do Mundo. Para controlar a situação, várias organizações ambientais lutam para que os países reduzam as emissões de gases de efeito de estufa, diminuindo o aquecimento global.


                   
 Mensagem de esperança

Estamos na Terra há 2,5 milhões de anos e embora a extinção das espécies ultrapasse a sua criação, conseguimos sobreviver.
A nossa sobrevivência depende da sobrevivência da biodiversidade e a conservação desta está nas nossas mãos.

Mãos à obra

Visiona, agora, o PowerPoint que se encontra no site abaixo e verás quão importante é ser um cidadão ativo e empenhado na preservação do meio ambiente.

Comentários

Mensagens populares