Tempo de Leitura
Michel Tournier, o autor de Sexta-feira ou Vida Selvagem
Michel Tournier é considerado um dos mais notáveis escritores franceses contemporâneos. Escreveu novelas, textos poéticos, contos, ensaios, romances juvenis, um livro de viagens e a sua autobiografia literária com o título Le Vent Paraclet (1977).
Já recebeu vários prémios, tendo sido o primeiro, em 1967, (Grand Prix du Roman), com a publicação do seu primeiro livro Sexta-feira, ou Os Limbos do Pacífico a partir da qual surgiu a versão Sexta-feira ou Vida Selvagem que o projetou no mundo literário.
É membro da Academia Goncourt desde 1972 e, em 1977, foi-lhe concedido o Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Londres.
Nasceu, em Paris, em 1924, estudou filosofia e direito na Sorbonne e vive, atualmente, em Vallée de Chevreuse a 40km a sudoeste de Paris, no presbitério duma vila pequena. Talvez por formação, procura dar um sentido filosófico aos contos ou histórias, como se verifica na obra Sexta-feira ou Vida Selvagem. É considerado um escritor infanto-juvenil, no entanto ele considera que apenas escreve segundo um ideal de brevidade e de clareza e de aproximação com o concreto.
Para desvendares um pouco mais da vida deste autor clica na imagem:
Isabel Aires
Comentários