Oficina de escrita: memórias


O Turista


          Caros amigos embarquem comigo nesta viagem pela minha infância.
          Dezembro de 2014 duas semanas antes do Natal, Lisboa a imponente capital de Portugal, banhada pelo rio Tejo, nessa altura ainda não havia a enchente de turistas de hoje.
          Eu e os meus pais tínhamos acabado de chegar para 3 dias de passeio. Era a minha primeira vez na capital e estava bastante ansioso.
          Quando chegamos ao hotel fiquei muito admirado porque tratavam-me por “menino” e aos meus pais por “senhor” e “senhora”.
          O quarto do hotel não era muito grande. Tinha um quarto com uma cama de casal e uma para crianças e uma televisão e uma casa de banho.
          No dia seguinte, fomos ao Museu Nacional dos Coches era um edifício antigo do início do século XX com umas gárgulas do lado de fora bastante intimidantes. Lá dentro, na primeira sala, estavam os coches mais emblemáticos e mais antigos. Nas salas seguintes havia cerca de cem coches. Na última sala estava exposto o coche onde o rei D. Carlos e o seu filho D. Filipe foram assassinados, ainda com as marcas das balas. Quando estava no museu senti-me noutra época pois sabendo as histórias que tinham sido vividas naqueles coches parecia que eu fazia parte delas.
          Os meus dias de turistas começaram na estrada no Museu dos Coches onde comprámos os bilhetes e vimos o roteiro de visita. Na primeira sala foi onde demorámos mais pois era lá que se encontravam os coches mais interessantes. Nas salas seguintes, os coches eram menos apelativos por isso demorámos muito pouco tempo.
          Fomos jantar ao Mercado da Ribeira, eu adorei pois nunca tinha comido nada de um chefe de alta cozinha sem ser a minha mãe claro.
          No dia seguinte, visitamos os Armazéns do Chiado, aí perto, visitamos a estátua do Fernando Pessoa e gostei muito. À noite tivemos de nos deitar cedo para no dia seguinte não apanharmos trânsito.
          Quando olho para esta fotografia, ela desperta-me alegria e um pouco de saudade de ser mais novo.


Francisco Pessoa 8C

Comentários

Mensagens populares