Oficina de escrita: memórias


Doces memórias



  Caros amigos, embarquem comigo nesta viagem à minha infância.

  Vivia numa pequena vila "shangkou", era minúscula em relação ao país onde se encontra, mas foi essa pequena terra que guardou as minhas memórias desde a nascença, no longo período de nove anos.
  Era uma aldeia com população média, tinha um jardim de infância e duas escolas, uma do 1.º ano, uma 6.º ano e outra do 2.º ciclo, a partir daí, os alunos já iam para lugares mais distantes para poderem estudar. Naquela época, ainda eram poucas as pessoas que conseguiam acabar a escolaridade obrigatória, pois tinham que ir trabalhar desde muito jovens para tirar o peso dos ombros dos pais.
  Andei nesse jardim de infância durante três anos, todos dias o meu tio me levava lá no camião. Era azul, alto e grande comparado com o meu corpo que nem chegava a um metro. Havia dificuldades em subir e então o meu tio pegava em mim e punha-me no camião. Sentia-se segura nos braços dele.
  Depois da escola, pedia ao meu tio que me levasse às lojas da proximidade. O que eu ia lá fazer? Comprar? Comer? Não, nada disso, o que me interessava mais não era a roupa, os brinquedos, a comida... mas sim, o "carrinho" que estava mesmo à frente do portão de ferro da loja! Geralmente, os "carrinhos" eram pintados de cores vivas e atrativas, vermelho, amarelo, verde e azul. Muitos destes carrinhos pertenciam aos senhores da loja e eram muito populares entre as crianças. Podiam possuir diferentes formas, normalmente de animais ou de personagens de animações ou filmes. Dentro do carrinho havia um espaço onde sentar-se, alguns ainda podiam conter volantes, e por baixo disso encontrávamos o local onde podíamos introduzir a moeda. Blingggg!!! e o carrinho começava a funcionar, abanava para frente e para trás juntamente com uma música animadora. Gostava muito de andar nele, sempre que a música começava, a música que já tinha ouvido dezenas de vezes, um sorriso alegre subia ao meu rosto discretamente. Ups, a câmara! Os lábios que levantaram até às orelhas no momento anterior baixavam se logo. Não gostava de tirar fotos, e agora também não.
  Quando a lua se pendura no ramo da árvore sem que ninguém perceba, a noite chegou. A noite desta vila onde eu morava, é iluminada pelas lojas, as luzes da estrada até muito tarde, o que não é habitual nas vilas pequenas de Portugal. No verão, as pessoas passeiam nas ruas cruzadas, à procura da frescura da noite.
  A estante de livros, o guarda-roupa e esta terra guardam as memórias mais preciosas da minha vida. Aqueles momentos que sempre quis reviver, aqueles tempos que nunca esquecerei e que ficarão sempre guardadinhos no fundo do meu coração.

                                                      Wan Zhang 8A


Comentários

Mensagens populares