Oficina de escrita

A importância da existência de normas promotoras de uma boa convivência na escola


A boa convivência na escola é importante para que consigamos não só ter sucesso nas aulas como também arranjar novas amizades, e, com elas, termos ajuda quando precisarmos.

Na escola, existem regras, mas a maior parte dos alunos não as cumpre ! Por causa dessas infrações e desse desrespeito para com a escola e para com quem lá trabalha; pode haver punições graves, como por exemplo expulsões. Para que isso não aconteça temos que cumprir com as regras.

Uma das normas que considero importante para promover uma boa convivência é que haja respeito uns pelos outros. Alem disso, é fundamental que os alunos mais velhos ajudem os mais novos no que eles precisarem e que se obedeça aos funcionários e aos professores.

Um exemplo típico de desrespeito passa-se nos corredores da escola, as funcionárias alertam os alunos para falarem mais baixo, mas eles não obedecem e até fazem pior.

Era bom que os alunos se dessem uns com os outros e que cada diretor de turma, nas aulas de Enriquecimento Curricular, falasse mais sobre esses assuntos. Poderia perguntar aos alunos o que devia ser mudado para que existisse uma boa convivência e registar a sua opinião.

A reflexão sobre esse tema é sempre importante para tomarem consciência das consequências que advêm do incumprimento das regras.

Beatriz Reis, 9.º A

Comentários

Mensagens populares