Oficina de escrita

Corticeiro de Cima





Corticeiro de Cima fica situado a norte do concelho de Cantanhede. Faz fronteira com Carapelhos, Fonte de Ageão, Vilamar, Corticeiro de Baixo e São Caetano.

A 4 de outubro de 1985, esta aldeia tomou a posse de freguesia. Desconhece-se as suas origens mas sabe-se que não serão muito antigas.

Diz-se que, como o nome indica, naquele tempo a população dedicou-se ao trabalho da cortiça. Inventou-se uma hipótese, muito antiga, de uma população de Cortiçõ ou Cortiçóo existente no Reinado de D. Afonso Henriques em 1146 e com carta de foral de 1216, que veio habitar esta terra à beira-mar. E por ser de Cortiçô, deram o nome à povoação de Corticeiros.

Esta aldeia chamada, nos dias de hoje, Corticeiro de Cima é pequena e com lugares bonitos a visitar. A Vala-Velha é muito conhecida por ter alimentado os moinhos a que o povo chamava azenhas. Em seu redor existem dois parques de merendas e uma fonte onde podem contemplar a natureza.

Para os mais jovens, há um campo de jogos para se  divertirem e estarem com os amigos.

Nos tempos de festa, como por exemplo, no Natal, os habitantes fazem um presépio ao vivo. Em Agosto, organizam uma festa e honra da Nossa Senhora dos Remédios, que termina com uma procissão.

Venha visitar esta aldeia não só pelos lugares mas também pela boa comida, no famoso restaurante Marisqueira Caravela.

Bárbara Vinhas n.º4 8.º C
Miguel Cravo n.º14 8.º C

Comentários

Mensagens populares