Oficina de escrita

A minha vila



A Tocha é uma vila que se localiza no centro do país, no concelho de Cantanhede e no distrito de Coimbra.Tem aproximadamente 4.000 habitantes. É a maior freguesia do concelho. Há cerca de 24 localidades que pertencem à freguesia da Tocha.

Da gastronomia local destacam-se a batata asada na areia, a broa de milho e os enchidos regionais.

As feiras francas (feiras onde não se pagava impostos, de grande dimensão e com muita variedade de produtos) realizam-se nos dias 14 e 27 de cada mês. As praças ocorrem todos os domingos (mercado dominical), têm mais de 200 anos.

Da década de 30, chegaram-nos algumas danças e cantares típicos da região, que hoje são grupos folclóricos que tentam relembrá-los, mantendo a tradição. Os trajes que se usavam na altura, ainda hoje são envergados pelas tremoceiras que vendem nas feiras. O que mais se destacava nos trajes era os potes que as mulheres transportavam, pois as senhoras iam com eles à fonte e eram enfeitados com as flores que recebiam dos homens.

Respeitando as memórias dos mais velhos, recuperam-se alguns jogos, como por exemplo a corrida de sacos. De igual modo alguns brinquedos, como por exemplo o pião de madeira, fazem parte das brincadeiras.

De acordo com a lenda da Tocha, em Castela existia um fidalgo jovem, que estava a dar uma volta de burro juntamente com os homens da família. O menino que estava em cima do burro encontrava-se aflito pois, este estava a correr, e o menino não  conseguia controlá-lo, até que caíram num penhasco. Todas as restantes pessoas pensavam que eles tinham falecido, mas diz a lenda que, houve uma santa, a santa D´Átocha que os salvou, ficando ambos pousados numa pedra. Em homenagem à santa o menino prometeu que iria construir uma capela num lugar deserto. Tempos depois, ele cumpriu a sua promessa, dando lugar à vila da Tocha.

Por todos os motivos apresentados devem visitar a Tocha. Aqui encontrará lugares de lazer (praia da Tocha) e de interesse.

Rita Rodrigues n.º 17 8.º A
 Elisa Rosa n.º 4 8.º A

Comentários

Mensagens populares