leituras...

[a propósito de Meu pé de laranja lima]


A obra Meu Pé de Laranja Lima marcou-me bastante, pois ela conta a história de um menino pobre que não recebe afeto dos pais, mas que o encontra num amigo, o Portuga, e num pé de laranja lima que se torna seu confidente e companheiro. Passa fome e usa sempre a mesma roupa, pois não tem dinheiro para mais.

Fig. 1 - capa do livro

No início, a obra é um pouco enfadonha, pois está escrita na variedade brasileira do português. A ação narrada nas primeiras páginas não nos motiva muito para a leitura do livro. Contudo, quando chegamos ao episódio do dia de Natal e percebemos que a criança não recebe nenhuma prenda, apesar de todo o seu esforço, aí ficamos emocionados e a história ganha interesse. Daí em diante, quando este menino de cinco anos começa a aprender como a vida é realmente cruel, nós só queremos continuar a ler. A falta de carinho dos pais ainda nos emociona mais. Apesar de tudo, como nem tudo na vida é mau, esta criança ganha um amigo, o Portuga, de quem recebe carinho e afeto, como se fossem pai e filho. Porém este sofre um acidente e morre.

Fig. 2 - Cena do filme resultante da adaptação da obra ao cinema

Zezé fica doente e à beira da morte. Nós quase choramos. É então que seu pai arranja emprego e tudo fica bem, exceto para Zezé que perdeu os seus melhores amigos, o Portuga e o pé de laranja lima. Sofre com a dor da perda e da saudade.

Fig. 3 - Cena do filme resultante da adaptação da obra ao cinema
Gostei desta obra, não foi tão má quanto eu pensava. Não podemos julgar o livro pela capa, nem pelas primeiras páginas.
Elsa Teixeira Silvestre, 9.ºB

Comentários

Mensagens populares