... a ler ciência
A ciência é uma forma de cultura, uma conquista da humanidade. Fomos nós que a construímos, é património humano, é nossa. Há imenso a fazer na ciência. Para dar a ideia do que falta fazer cito Newton, “Sinto-me como uma criança à beira do oceano, que vai recolhendo umas conchinhas à beira da praia, mas que é esmagada pela imensidade do oceano”. A ciência é, mais do que um saber, uma promessa de saber, um compromisso com o futuro. Uma vez que a ciência está no seu início, nós sabemos muito pouco. Como disse o matemático David Hilbert: "nós temos de saber, nós saberemos”.
A ciência é a coisa mais preciosa porque nos proporciona prazer intelectual, para além, claro, de a nossa vida ganhar conforto quando a nossa mente está de posse de conhecimento sobre o mundo. Devido à ciência, a esperança média de vida aumentou extraordinariamente. Hoje vivemos melhor do que ontem graças aos conhecimentos que a ciência nos facultou sobre o mundo, estando nós incluídos no mundo.
Fiolhais, C. (2013, novembro 7). Sobre o valor do conhecimento [entrada em blogue]. Disponível em http://dererummundi.blogspot.pt/2013/11/sobre-o-valor-do-conhecimento.html
Boas leituras!
Comentários