conhecer o passado, pensar o futuro
... conhecer a Grande Guerra
[a propósito da evocação do centenário da 1.ª Guerra Mundial]
Tanto é o sangue
que os rios desistem de seu ritmo,
e o oceano delira
e rejeita as espumas vermelhas.
que os rios desistem de seu ritmo,
e o oceano delira
e rejeita as espumas vermelhas.
A Guerra, de Cecília Meireles
Na evocação do centenário da Grande Guerra, a guerra de 14-18, num mundo onde as tensões correm, a todo o momento, o risco de alastrarem, muitas são as instituições que trazem à memória os arquivos da primeira guerra que foi vivida à escala global. Recém-saída de uma revolução industrial e tecnológica, vivendo uma época de descobertas e inovações nunca vistas, encurtando a passos largos as distâncias entre povos e culturas, a Europa vê-se a braços com um novo conflito que rapidamente alastra pelo globo.
Para preparar o futuro não podemos esquecer o passado. As memórias que não são nossas, enquanto indivíduos, são nossas enquanto humanidade. Traze-las à nossa presença é uma forma de incorporamos aquilo que os milhões de homens e mulheres perderam para que outros pudessem continuar e ter um futuro.
Deixamos neste espaço um levantamento do trabalho de preservação da memória que tem sido realizado no âmbito da evocação do Centenário da Primeira Grande Guerra.
A Biblioteca Nacional de Portugal está a organizar o Diário da Grande Guerra, a partir da digitalização do seu espólio.
O Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa e a Comissão Coordenadora da Evocação da 1.ª Grande Guerra estão a organizar eventos e dossiers temáticos, salientando a presença do contingente português.
O Diário de Notícias e o Público estão a desenvolver dossiers temáticos.
Pela qualidade, diversidade e profundidade, destacamos o trabalho que estão a ser desenvolvido pelo Público.
Dossiers temáticos do Público sobre a 1.ª Guerra Mundial |
A RTP e a Antena 1 têm emitido documentários e programas áudio, dos quais destacamos "Vozes das trincheiras" e "A batalha de La Lys".
Integrando recursos de museus, arquivos e bibliotecas de todo o mundo, a Europeana está a constituir um enorme acervo, tendo organizado uma página web dedicada exclusivamente ao assunto.
Página web da Europeana dedicada à 1.ª Guerra Mundial |
Em Inglaterra, a British Library e o British Museam são duas das instituições que estão a organizar a disponibilizar, em livre acesso, recursos sobre esta temática.
Página web da British Library dedicada à 1.ª Guerra Mundial |
Também a BBC organizou uma página web onde disponibiliza inúmeros recursos áudio e vídeo.
Página web da BBC dedicada à 1.ª Guerra Mundial |
Em francês, destacamos as páginas da Gallica - Bibliothéque Numérique e Le chemin des dames.
Le Chemin des Dames Museu Virtual em homenagem aos soldados de todas as nacionalidades que morreram na 1.ª Guerra Mundial |
Isabel Bernardo (seleção e organização)
Comentários