Tempo de Leitura: Descobrir Virgínia Woolf

       Virginia woolf, escritora britânica, nasceu, em Londres, em 1882 e morreu em 1941, afogando-se no rio Ouse perto da casa onde vivia.
        A sua infância foi passada, em Londres, numa grande mansão, com os pais, três irmãos e sete criados. Como os pais pertenciam à elite intelectual da época, pôde conviver com grandes  escritores como Thomas Hardy e Henry James, o que contribuiu para lhe despertar desde cedo o seu interesse pela literatura.


     O pai, Leslie Stephen, foi um notável  historiador, crítico, biógrafo e editor, sendo, também, o autor do primeiro Dicionário de Biografia Nacional britânico.  A mãe, modelo, pousou  para  pintores e fotógrafos, entre os quais se destacara uma tia-avó, Júlia Cameron. A arte da fotografia dava, por essa altura, os primeiros passos.
    Depois da morte do pai, ela e os irmãos vão viver para Bloomsbury, bairro londrino, frequentado por uma classe média-alta e onde se forma o famoso grupo de intelectuais “ The Bloomsbury Group“ que se reunia, semanalmente, para discutir os problemas sociais, políticos e literários. Virginia e a sua irmã Vanessa eram as únicas mulheres que faziam parte desse grupo, do qual se destacaram figuras como T.S.Elliot, Clive Bell, Maynard Keynes e Edward Woolf, amigos de  escola de Thoby, o irmão mais velho.
     Em 1912, casou-se com Edward Woolf, crítico literário e decidem viver da escrita e do jornalismo. Mudam-se para Richmond. Em 1917, o marido decide comprar uma tipografia para a ajudar a recuperar de mais uma depressão resultante do falecimento do seu irmão mais velho,Thoby. Esta tipografia resultou num negócio, vocacionado mais para a edição de trabalhos experimentais, a Hogarth Press. Durante este período, Virginia desenvolveu paralelamente o trabalho de escritora e de editora.

     A sua obra é vasta e variada; escreveu contos, biografias, ensaios, poesia e romances.  Em 1915, é publicado o seu primeiro romance “ Voyage Out” seguindo-se a primeira coleção de contos “ Segunda ou Terça ” (1921), “O quarto de Jacob”(1922), “Mrs Dalloway “(1924), “ Rumo ao Farol” (1927) e “As ondas “ (1931).  Com estes três últimos romances conquista a fama. A sua carreira literária é interrompida com o seu suicídio após o lançamento da obra “ Entre os Atos” (1941).
  Virginia woolf  foi uma mulher irreverente e talentosa,  transgredindo as tradições literárias, políticas e sociais da era vitoriana e uma das primeiras escritoras modernistas. 

  A informação recolhida no site: Virginia Woolf Society of Great Britain   


  Para saber mais clica em:  

Publicado em 27 de novembro de 2013

Comentários

Mensagens populares