No Caminho da Ciência: Perceber o Céu

Olhar para o céu noturno e estudar estrelas, planetas, cometas e os demais corpos celestes é algo que acompanha a humanidade há séculos.


É neste universo que se situa o sistema solar, formado por um conjunto de oito planetas, sendo um deles a Terra ( planeta onde habitamos, também chamado de planeta azul) e ainda satélites naturais, milhares de asteróides e cometas que se ligam ao Sol - a única estrela deste sistema planetário - através da gravidade.
Sistema solar

O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. Este Sistema Planetário situa-se na Via Láctea.
A sua formação  remonta há aproximadamente 4,6 biliões de anos. De acordo com astrónomos, o Sistema Solar foi formado a partir de uma mesma nuvem de poeira e gás. Esta nuvem é conhecida como Nebulosa Solar Primitiva. Em algum momento, ocorreu um colapso desta nuvem, provocando o fim do seu equilíbrio gravitacional e gerando a sua contração, dando início à formação do Sistema Solar.



O nome Nicolau Copérnico, famoso astrónomo e matemático polaco que viveu entre os séculos XV e XVI, está ligado à defesa do heliocentrismo -  teoria que afirma que o Sol é o centro do Sistema Solar - opondo-se assim ao geocentrismo -  teoria aceite na época, e que afirmava que a Terra era o centro do universo. É bastante significativo o contributo deste astrónomo para o desenvolvimento da astronomia.  

Copérnico

As primeiras observações, no entanto, eram realizadas a olho nu e o alcance limitava-se à visão humana. A invenção da luneta por Galileu, no início do século XVII, representou um marco nas técnicas de observação.
Galileu Galilei foi um dos grandes cientistas da História tendo dado grandes contributos, nomeadamente, no campo da astronomia e da física. As suas descobertas foram verdadeiramente notáveis, tendo revolucionado a forma de se fazer ciência. Foi o primeiro a utilizar o telescópio para observações astronómicas, abraçou e defendeu publicamente a teoria copernicana de um universo heliocêntrico e de uma Terra móvel, entre muitas outras contribuições. A importância de Galileu para a ciência é tal que é considerado como o pai da ciência moderna.

Galileu Galilei

Atualmente, potentes telescópios e outros instrumentos rastreiam o universo e protagonizam descobertas fascinantes.
Através destas tecnologias, a NASA descobriu que o planeta, em tempos, mais semelhante ao nosso é Marte, o quarto planeta do Sistema solar, também chamado planeta vermelho. 
Os cientistas desta organização foram acumulando provas de que houve água em Marte. Para isso, este planeta teria de ter uma atmosfera mais densa. Permanece a dúvida sobre essa atmosfera, para onde terá ido?

Para mais informações consulta ainda os seguintes sites:







Comentários

Mensagens populares