TEMPO DE LEITURA

 PAPIANO CARLOS E A LITERATURA INFANTIL




O destacado poeta e contista nasceu em Moçambique em 1918 e faleceu, nos arredores da Maia, em 2012, deixando uma vasta obra.

Veio para Portugal, fixando-se na cidade do Porto, onde concluiu os estudos secundários e ingressou na Faculdade de Engenharia, curso que não chegou a concluir devido aos seus interesses literários.


 

Em 1942, publicou a sua primeira obra Esboço, uma coletânea de poemas, seguindo-se outras, destacou-se, pela sua combatividade, entre os poetas neorrealistas portuenses conhecidos como a “Geração dos 50”. Foi um cidadão envolvido politicamente contra o fascismo o que lhe valeu ter sido preso por três vezes pela PIDE. Fez parte da delegação portuguesa para a Paz e Cooperação.

                            

Como nutria uma grande estima pelo público infantil, escreveu várias obras para crianças, tendo-se notabilizado com o livro A Menina Gotinha de Água (1962). Prosseguiu com  Luisinho e as Andorinhas (1977), O Cavalo das Sete Cores e o Navio (1980), O Grande Lagarto da Pedra Azul (1986) e A Viagem de Alexandra (1989).



Para acederes  a uma versão digital da  Menina Gotinha  de Água  da responsabilidade de Maria Barros, clica no  .

Ouve também a versão musicada por João Filipe, no álbum Cantarolando, deste bonito texto de Papiano Carlos.



Isabel Aires





Comentários

Mensagens populares