Ulisses


[texto produzido no âmbito da leitura das obras da Educação Literária]


Depois do mar das sereias, Ulisses teve ainda uma aventura antes de chegar a Córcira. Esta aventura não está na Odisseia, pois foi roubada há muitos anos por um ladrão de versos…

Antes de chegar a Córcira, os marinheiros estavam já cansados de navegar e a sua comida estava a acabar. Os homens estavam famintos e desanimados, quando algo surpreendente aconteceu.

Ulisses, que estava no mastro, verificou que se estavam a aproximar duma ilha. Decidiram desembarcar. A ilha fora uma surpresa para os marinheiros, pois não estava nos seus mapas.
- Esta ilha é tão rica! Verde e cheia de frutos coloridos! - exclamou um marinheiro.
-Vamos matar a nossa fome! - recomendou outro.

E assim aconteceu, alguns apanharam frutos, outros exploraram a ilha e Ulisses ficou a procurar alguma lenha para se aquecerem à noite. Depois de o acampamento pronto, os frutos apanhados e a fome saciada, a terra começou a tremer!

Eis que aparece um monstro de cinco cabeças!!!!! A sua cor esverdeada e escamas lamacentas repugnavam quem se atrevia a olhar-lhe. Da sua boca cuspia ácido. Os seus olhos vidrados arrepiavam os corpos e causavam medo. Muito medo.


Os marinheiros aperceberam-se que ali havia algo estranho. Sem se atreverem a enfrentar a fúria da fera, fugiram a sete pés para o barco para escapar aos inúmeros dentes da aberração criada por Hades, o Deus grego dos infernos!

E assim acabou este episódio muito atribulado. Ao que se segue um naufrágio, descrito no livro, em que o Ulisses, o único sobrevivente, chegou a Córcira.

João Duarte Miranda e Cruz (editado pela turma do 6.ºA)
19/11/2015- Disciplina de  Português 

Comentários

Mensagens populares