NO CAMINHO DA CIÊNCIA

O QUE É O ADN?


O ADN é o suporte universal da informação genética que define as características de cada organismo vivo.

Com exceção dos gémeos univitelinos (que provêm de um único óvulo), o ADN de cada indivíduo é exclusivo, cada ser humano possui duas formas de cada gene, uma que recebe da mãe outra que recebe do pai. Mesmo sendo a maioria dos genes iguais entre as pessoas, algumas sequências do ADN variam de pessoa para pessoa. Para saber a paternidade de uma criança, faz-se o teste de ADN, que vai confirmar a sua origem genética. O ADN determina todas as características genéticas dos indivíduos, como a cor dos olhos, dos cabelos, da pele, os grupos sanguíneos a altura, etc.


                                        
O ADN é uma molécula que contém as instruções que um organismo necessita para se desenvolver, viver e reproduzir. Estas instruções são encontradas dentro de cada célula e são passadas de pais para filhos.

As fitas de ADN, quando esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento. Portanto, para caber numa célula, o ADN é enrolado muitas vezes e forma uma estrutura denominada cromossoma.
                                 
                  


Cada célula do nosso organismo possui 46 cromossomas, 23 que recebemos do nosso pai e 23 da nossa mãe.
A estrutura da molécula de ADN foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 1953,  nove anos depois foram agraciados com o Prémio Nobel de Medicina.


                                            
O ADN de um indivíduo pode revelar se este está em risco de ter certas doenças. Os testes de ADN ou testes genéticos são usados por uma variedade de razões, incluindo o diagnóstico de doenças genéticas e para determinar se uma pessoa é portadora de uma mutação genética que possa passar aos seus filhos.

O Teste de ADN pode revelar doenças raras rapidamente.
80% das doenças raras têm origem genética identificada. Estas representam entre 3% e 4% dos nascimentos.
                    


                            
As doenças raras caracterizam-se pela ampla diversidade de distúrbios e sintomas que apresentam e variam não só de doença para doença, mas também de doente para doente que sofra da mesma doença.

O presidente da Eurordis, afirmou que as pessoas com doenças raras têm frequentemente que «lutar, sacrificar-se e empenhar-se» mais do que os outros.






Apesar da maioria das pessoas experienciar algum tipo de deficiência no decorrer das suas vidas, as pessoas sem deficiências e/ou doenças raras tratam frequentemente as pessoas com deficiência e/ou doenças raras como as “outras” (ou seja, como um grupo separado, isolado e diferente do resto da comunidade).

O preconceito e a discriminação devem ser combatidos em qualquer momento e local.



Quem discrimina coloca – se , equivocadamente, num  plano superior às outras pessoas, desconhecendo, ou fingindo desconhecer, que todos estamos mais ou menos aptos  a exercer alguma função ou atividade.
                                                                 


Referências Bibliográficas
Definição, estrutura e descoberta do ADN disponível em


(s/a).(09/2010). Doenças raras. Disponível em
 http://www.linharara.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4

Appanah, Nathacha. Boletim informativo da EURORDIS(maio 2011). Disponível em

(s/a).(02/2006).Teste de ADN disponível em

Paula Neves

Comentários

Mensagens populares