NOS CAMINHOS DA CIÊNCIA

     
 Dia mundial da Terra

O planeta Terra está localizado no sistema solar, sendo o terceiro mais próximo do Sol, dos oito planetas que o compõem. O “planeta azul” como também é conhecido, é coberto, em mais de 70%, por água dos oceanos, sem considerar os rios e mares que ficam na parte seca do planeta.

Abrigo de milhões de espécies de seres vivos, que incluem os humanos, a Terra é o único lugar no universo onde a existência de vida é conhecida.
Acredita-se que a Terra poderá suportar vida durante mais 1,5 biliões de anos. Após este período, o brilho do Sol terá aumentado, aumentando a temperatura no planeta, tornando o suporte da biosfera insuportável.
                                                                     I

A preocupação com o planeta Terra tem ganho cada vez mais espaço no dia a dia da sociedade e em pautas de governos e empresas. O dia da Terra é comemorado no dia 22 de   abril. A data foi criada, na década de 70, nos Estados Unidos por Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental, que organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição.
Participaram milhares de pessoas principalmente estudantes de universidades e escolas. A pressão sobre o governo norte-americano foi grande e este criou a Agência de Proteção Ambiental.
Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data.


                                                        
O objetivo da comemoração é abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além de criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais e outros problemas que ameaçam a vida no nosso planeta.


                                                                     
É uma data comemorativa que não é controlada ou organizada por uma entidade específica. Ela pertence à humanidade e, por isso, pode ser comemorada livremente no mundo inteiro, adequando-se à realidade de cada região.

Assim, todos os anos, no dia 22 de Abril, milhões de cidadãos, em todo o mundo, manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

                          "Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde do nosso planeta!!!"

Este ano, mais de 500 milhões de pessoas devem comemorar o Dia da Terra em 85 países.


                                      
Para comemorar, a Agência Espacial Americana quer criar um imenso mural, reunindo fotografias de pessoas de todo o mundo em diferentes paisagens.

 Neste Dia da Terra vamos pensar e agir em favor de nosso planeta.
                                                   


          É importante  passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta.

       «A Terra é a nossa casa, vamos conservá-la e tratá-la com muito amor e carinho.»

                                          


Paula Neves

Comentários

Mensagens populares