NO CAMINHO DA CIÊNCIA


Terra em transformação


O planeta Terra é a nossa casa. Aqui nascemos, vivemos morremos. Por isso conhecê-lo, mesmo que superficialmente, é o mínimo que devemos fazer.

Partindo da sua origem até aos dias atuais, são focados a destruição e os impactos ambientais tais como as alterações climáticas, provocados tanto por fenómenos naturais (ciclos solares, variação da excentricidade da órbita terrestre em volta do Sol, variação da inclinação do eixo da Terra, precessão do eixo de rotação terrestre, vulcanismo e queda de meteoritos), como pela ação do homem, nomeadamente  a sua contribuição para a acentuação do efeito estufa, devido ao aumento da concentração de gases libertados.
Uma das mais importantes causas naturais é a do vulcanismo que, sendo responsável por grandes emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, bem como de poeiras, interfere com os padrões climáticos.

Vulcanismo
Efeito de estufa
                                                       
Queda de meteorito












A Terra, ao longo da história geológica, pode ser considerada um planeta em constante transformação. A sua estrutura interior e a sua superfície são susceptíveis a mudanças lentas e/ou bruscas. Vulcões e  tectónica de placas estão a ocorrer permanentemente, principalmente nas bordas das placas tectónicas, que fazem tremer a terra debaixo dos nossos pés. 

Visiona o vídeo que se encontra no link abaixo e perceciona esta movimentação da crusta terrestre.

  http://www.youtube.com/watch?v=0ZU-xJV1ZNA                                 
                                                  
Este é um processo natural, dadas as características da Terra que está em constante evolução através do tempo. Os fenómenos, principalmente os terramotos, devem ser encarados como normais. São centenas ou até milhares os terramotos  ocorridos ao longo da história humana.

Por outro lado, a humanidade, na sua expansão territorial na busca de espaço para viver, foi ocupando quase que todos os cantos do planeta e, consequentemente, as áreas susceptíveis aos sismos, também foram ocupados.


As mudanças e transformações sofridas pelo planeta Terra, ao longo do tempo geológico, têm atingido situações extremas, como extinções em massa, variações do nível das águas do mar, quedas de meteoritos, terramotos, tsunamis, ciclones, tufões, furacões, verões mais secos e prolongados no nosso país, aumento da temperatura média da atmosfera do planeta, degelo no Árctico, no Antárctico e nos glaciares das montanhas, aumento da temperatura dos oceanos, desertificação, seca, incêndios florestais, desequilíbrios nos ecossistemas, diminuição da biodiversidade, degradação dos solos, aquecimento global...        


Furacão
                      
Degelo




Para compreenderes melhor as forças da natureza e as suas consequências, vê atentamente o vídeo indicado no sítio seguinte: http://www.youtube.com/watch?v=Kvm9g9iSTKg

A constante transformação do planeta e a ocupação humana têm causado as catástrofes às quais estamos a assistir no mundo.

Não podemos sequer estar certos de que, no futuro, o “aquecimento global” não será suplantado por um “arrefecimento global” resultante de perturbações naturais, mas ainda pouco conhecidas.

                                       Paula Neves 

Comentários

Mensagens populares