A PALAVRA É TUA...

SÃO VALENTIM


14 de fevereiro? São Valentim?


Mariana Silva e Isa Lopes do 6ºA decidiram desvendar a origem da tradição do dia deste santo tão popular.

São Valentim
 O dia de São Valentim  é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de presentes como um ato simbólico do amor. Em Portugal, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de fevereiro. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António, também, conhecido pela fama de “casamenteiro”.

                                          Origem da tradição    
             

Este dia é celebrado em homenagem a São Valentim. O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II que, nessa altura, proibiu o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Além de continuar a celebrar casamentos, casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador.
Valentim foi descoberto, preso e condenado à morte, porém, enquanto estava preso, muitos jovens enviavam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.
Enquanto aguardava, na prisão, o cumprimento da sua sentença, apaixonou-se pela filha cega de um guarda de prisões e milagrosamente, devolveu-lhe a visão. O bispo foi executado a 14 de fevereiro, mas antes da execução, escreveu-lhe uma mensagem de adeus, na qual assinava como “do seu Valentim”. Daí a tradição de se designar namorado como Valentim.
Este bispo passou a ser considerado mártir pela Igreja Católica. No século XVII, os ingleses e franceses passaram a celebrar este dia como a união dos namorados. Um século depois é celebrado “ The Valentine’s Day” nos Estados Unidos.

Fontes de informação: 




Comentários

Mensagens populares