Texto de opinião


Achei o Auto da Barca do Inferno bastante interessante porque é um texto dramático que tem como finalidade tanto instruir e corrigir, como divertir o público. Gil Vicente soube denunciar e ridicularizar os defeitos e vícios da sociedade de uma forma sarcástica e, simultaneamente, cómica.

Se eu tivesse que escolher uma personagem para interpretar, escolheria, sem dúvida, o Parvo porque é uma figura ingénua, simples e «pobre de espírito» sendo considerado “tolo”. Gil Vicente utiliza-o para poder dizer tudo o que quer e condenar vícios sociais.

Se o julgamento de cada personagem deste auto dependesse de mim, mudaria, sem dúvida, o destino dos Cavaleiros, pois eles morreram para expandir a fé cristã, mas sobretudo para obter bases económicas, principalmente para o clero e, por isso, a Igreja aprovava os cruzados e a guerra, por mais repugnante que fosse aos olhos de Deus.

Em meu entender, todas as críticas foram justas, principalmente as dirigidas ao Corregedor e ao Procurador, pois foram corruptos, desonestos e parciais no exercício das suas funções.

Recomendo a qualquer pessoa a leitura deste texto dramático.

Trabalho feito por:
Ana Gabriela Alves Marcelino
Nº 3 9.º A


Comentários

Mensagens populares