Oficina de poesia

A boa convivência



A boa convivência pressupõe uma comunicação ajustada, pois é a base do relacionamento humano, principalmente na fase da adolescência em que os jovens passam a maior parte do tempo na escola.

Devido à atração pelas tecnologias, estes esquecem-se do que os rodeia e concentram-se no mundo virtual  o que, na minha opinião, é uma lástima. Além disso, também existe o bullying, uma prática cada vez mais comum nas escolas, sem que o agressor tenha razões válidas para agir: simples raiva ou desejo de controlo. Por outro lado, o número exagerado de alunos nas turmas e o excesso de trabalho dos professores impedem um investimento maior não só na preparação da componente letiva como também menos disponibilidade para resolver conflitos.

Por isso, podiam ser providenciadas medidas, como grupos de apoio às vítimas que já sofreram bullying ou outro tipo de abordagem. Além disso, nos tempos livres podiam ser organizados jogos tradicionais  entre turmas.

Em suma, o que se pode fazer para que as escolas se tornem a segunda casa de quem lá estuda e trabalha? Tudo depende da participação e da boa vontade de cada um.



Trabalho realizado por: Daniela Oliveira Silvano.

Turma/Ano: 9.º A 

Comentários

Mensagens populares