Oficina de escrita

Como promover uma boa convivência na escola?  



A convivência escolar de hoje em dia nada tem a ver com a de alguns anos atrás. Os alunos que frequentam os anos terminais acham-se no direito de mandar nos mais novos e fazer com que estes se sintam pressionados a obedecer-lhes.

Na minha opinião, os mais velhos não deveriam achar-se superiores. Pelo contrário, deveriam ajudar os colegas, principalmente, os que são novatos e que ainda não se adaptaram à escola onde acabam de ingressar.

Muitas vezes, este comportamento de superioridade leva a atitudes extremas, como o bullying.

Alguns meios que deveriam ser implementados numa escola passam, na minha opinião, pela existência de pelo menos um ou dois funcionários atentos aos espaços de circulação no sentido de evitar conflitos entre faixas etárias diferentes.

Por outro lado, cada situação de desrespeito deveria merecer uma participação por escrito ou comunicação ao diretor de turma que, posteriormente, a transmitiria ao diretor da escola. Também poderíamos optar por organizar um colóquio onde houvesse a participação dos alunos para ouvir e dar opinião sobre a melhor forma de conviver em meio escolar e de existir respeito entre alunos de idades diferentes. Ser-lhes-ia dada uma certa responsabilidade e permitir-lhes-ia colaborar na correção das más atitudes dos colegas.

Assim sendo, talvez houvesse mais harmonia entre os alunos sem necessidade de recorrer a medidas extremas.
                                           

                                                                                           Cheila Cosme, N.º7, 9.ºA

Comentários

Mensagens populares