Oficina de escrita

  Como promover uma boa convivência na escola?



Na minha opinião, é fundamental a existência de normas promotoras de uma boa convivência na escola. Com efeito, se, na vida, não existissem regras, o mundo estaria um caos, apesar de, frequentemente, não serem cumpridas pelos jovens.

Eu estou numa escola onde nem sempre há cumprimento de regras. Apesar de elas existirem, a maioria dos alunos ignora-as.

Esta inconsciência perante a obrigação do cumprimento do dever pode levar ao desrespeito e consequentes infrações. Todavia, não é só nas escolas que isto acontece. A falta de civismo é comum em todos os espaços. É frequente ver pessoas ocuparem toda a largura dos degraus nas escadas rolantes dos hipermercados, ignorando, por completo, a intenção de quem se encontra atrás, pois se estiver com pressa, fica impedido de avançar.

Outro exemplo do incumprimento das regras de boa convivência é o que se verifica nos autocarros. Por exemplo, quando algum passageiro se lembra de ouvir música alta como se estivesse em sua casa.

Para mim, as três normas mais importantes para promover uma boa convivência, principalmente em meio escolar, passam por saber respeitar os outros, por cumprir as regras definidas e não ignorá-las e, por fim, não fazer aos outros o que não queremos que nos façam a nós.

Na verdade, todos nós já cometemos erros e temos consciência de que eles podem ter prejudicado alguém. Portanto, temos que ter mais atenção ao que fazemos e evitar a repetição desses erros.

A nossa liberdade e o nosso respeito passam pelo modo como entendemos a liberdade dos outros e a respeitamos.

   


                                             Carina Ferreira, n.º6 , 9.ºA

Comentários

Mensagens populares