Todas juntas



... explorar com a ciência

Material: 3 tubos pequenos de cartão; cartolina preta; cartolina branca; pedaços de papel celofane azul, verde e vermelho; 1 compasso; cola; 3 lanternas iguais.

Procedimento: Cortar três círculos de cartolina preta com um diâmetro maior que o do tubo de cartão. Em cada um dos círculo recortar o centro, de modo a formar um círculo sem cartolina com o diâmetro ligeiramente mais pequeno que o do tubo de cartão. Colar um pedaço de papel celofane em cada um dos círculos de cartolina, de modo a obteres uma janela colorida (uma cor por cada círculo de cartolina). Colar em cada tubo de cartão um dos círculo com a janela. Colocar a cartolina branca no chão. Com as lanternas a funcionar iluminar o interior dos tubos de cartão e projetar, em separado, as luzes que saem pelo fundo dos tubos de cartão sobre a cartolina branca. Juntar duas a duas as luzes enviadas através dos tubos de cartão. Juntar, no mesmo ponto, as três luzes enviadas através dos tubos de cartão.

Observação: De cada um dos tubos é enviada uma luz da cor do papel de celofane que se encontra no fundo do tubo de cartão. A junção de luzes de cores diferentes altera a cor da luz que é projetada na cartolina branca.

Fig. 1 - Da mistura da luz verde e da lus azul resulta o ciano

Conclusão: Da mistura das três luzes de cores primárias (verde, vermelha e azul) surge a luz branca (cor terciária da luz). Da junção das luzes de duas cores surge uma luz de uma outra cor (cores secundárias da luz): luz verde e luz vermelha resulta na luz amarela; luz azul e luz vermelha resulta na luz magenta; luz verde e luz azul resulta na luz ciano.


Protocolos explorados pelas professoras Ana Pimentel e Paula Neves no âmbito da Semana da Ciência que decorreu de 21 a 25 de novembro na Biblioteca Escolar Carlos de Oliveira.

Comentários

Mensagens populares