Os nutrientes



... explorar com a ciência

 

Material: tubos de ensaio; suporte para tubos de ensaio; lamparina; pipetas; conta-gotas; fósforos; mola de madeira; leite; reagentes de Fehling A e B; reagentes de Biureto A e B.

Procedimento:
Teste do reagente de Fehling
Coloca, com a ajuda da pipeta, num tubo de ensaio 2 mL de leite. Adiciona 2 gotas do reagente Fehling A e 2 gotas do reagente Fehling B. Aquece até à ebulição.

Teste do reagente de Biureto
Coloca, com a ajuda da pipeta, num tubo de ensaio 2 mL de leite. Adiciona 2 gotas do reagente de Biureto A. Adiciona 2 gotas do reagente de Biureto B. Aquece até à ebulição.


  

Observação
Reagente do reagente de Fehling – Na presença de açúcares redutores (por aquecimento), altera a sua cor azul, formando um precipitado cor de tijolo.



Teste do reagente de Biureto – Na presença de ligações peptídicas das proteínas, leva à formação de flocos azuis, que precipitam, formando-se de seguida um anel violeta.



Conclusão: Todos os seres vivos são constituídos por células. As células são constituídas por elementos químicos que ocorrem em milhares de combinações, formando diversas biomoléculas. Excetuando a água, a massa de um organismo resulta principalmente de quatro categorias de biomoléculas orgânicas: glícidos, lípidos, proteínas e ácidos nucleicos. Na identificação das biomoléculas que constituem os alimentos, utilizam-se Indicadores. Estes, identificam especificamente determinadas biomoléculas, uma vez que alteram a sua cor na presença destas.


Protocolos explorados pelas professoras Ana Pimentel e Paula Neves no âmbito da Semana da Ciência que decorreu de 21 a 25 de novembro na Biblioteca Escolar Carlos de Oliveira.


Comentários

Mensagens populares