Bloco animado



... explorar com a ciência


Material: Um pequeno bloco de papel; lápis de cor; 1 mola de arquivo.

Procedimento: Pensa numa história simples como, por exemplo, uma corrida  no parque. Arranca a primeira folha do bloco. Desenha nela uma árvore grande, que será a tua matriz. Coloca a matriz sobre a capa do bloco, ao centro. Assenta a última folha do bloco e decalca a árvore. Transfere a matriz para a folha que desenhaste e coloca-a 2mm depois do teu desenho, no sentido da abertura do bloco. Repete este procedimento até que a matriz fique totalmente de fora do bloco. Na segunda ou terceira folha que desenhaste a árvore (lembra-te que estás a desenhar o bloco do fim para o seu início) começa por desenhar na extremidade da página do bloco (lado da abertura) o pé do atleta. Nas páginas seguintes irás fazer aparecer o resto do atleta, tendo em conta que deverás dar a entender que ele se desloca no sentido inverso da árvore. Depois de concluíres os desenhos, movimenta as folhas do bloco, do fim para o princípio.

Observação: O movimento rápido das folhas do bloco do fim para o princípio permite ver a corrida do atleta, aproximando-se e afastando-se da árvore.

Conclusão: O movimento rápido das páginas do bloco cria a ilusão de que estás a ver a corrida do atleta. 



Protocolos explorados pelas professoras Ana Pimentel e Paula Neves no âmbito da Semana da Ciência que decorreu de 21 a 25 de novembro na Biblioteca Escolar Carlos de Oliveira
 

Comentários

Mensagens populares