Oficina de escrita

Covões, terra de música



Covões é uma aldeia que fica no centro de Portugal. Esta terra é a sede de freguesias, sendo uma das aldeias mais antigas desta zona.

Aconselho a visitar Covões pois é uma terra de música cuja banda foi criada em 1868 a partir da escola profissional de música.




Esta famosa e pequena terra é povoada por pessoas muito acolhedoras que se reúnem ao domingo em Labrengos para conversar. 

Os antepassados desta terra eram pessoas com muitas posses. Muitos desempenhavam o cargo de ourives ambulante dando riqueza à localidade, porém, esta profissão já está extinta.

Covões é uma terra de muitas e ricas tradições tais como a festa de Santo. António onde se ofereciam pés de porco em salmoura, mas ,com o passar do tempo, foram substituídos por objetos de cerâmica, ofertos à  Igreja após as procissões.

Esta localidade está bem servida no que diz respeito à medicina e educação (farmácia, escola, ginásio, dentista…). Aí se encontra uma excelente padaria, pastelaria que faz o bolo típico da região, todo o ano, o Falar da Páscoa.

Em Covões, neste momento, a profissão que mais se exerce é a de agricultor, com a plantação de milho, batatas, árvores de fruto, flores e a criação de gado. Assim as pessoas que lá vivem conseguem sustentar-se cultivando e colhendo.

Em Covões poderá degustar um prato típico, o leitão à Bairrada e a cabidela, que é o melhor da região, tendo um sabor delicioso.

Por estas razões e mais algumas aconselho a visitar Covões, uma terra de tradições.


Mariana Gonçalves, n.º 12, 8.º B
Alexandre Oliveira, n.º 1, 8.º B

Comentários

Mensagens populares