Migrações


Hoje em dia, é cada vez mais comum ouvir falar-se sobre a migração, embora este fenómeno seja intemporal. A pessoa que emigra é aquela que vai para outro país à procura de melhores condições de vida e deixa para trás parte da sua família, os seus amigos, a sua casa e tudo o que estava habituada a ter ou fazer no seu país de origem.

Ao longo do meu percurso escolar, tenho aprendido o que muitos migrantes sentem e sofrem (como por exemplo, racismo e xenofobia) com esta grande mudança. Em educação moral, história e geografia, tenho estudado as diferenças entre os vários povos, as diferentes religiões e os costumes de cada país. Estes conhecimentos que adquiri fazem com que eu seja capaz de respeitar cada povo e ser mais tolerante. Na disciplina de português, são vários os livros que nos remetem para as diferenças. No livro Historia de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda, é bem visível a diferença entre o gato, Zorbas, e a gaivota, Ditosa, mas que, apesar disso, têm uma grande amizade e juntos ultrapassam as divergências e, inclusive, o gato ensinou a gaivota a voar. No livro O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, é possível lisonjear as atitudes das várias pessoas que acolheram o Cavaleiro nas diversas regiões por onde ele foi passando. O romance O mundo em que vivi, de Ilse Losa é um exemplo da negação da aceitação das diferenças. Neste livro, é retratada uma época da história em que os judeus foram muito maltratados, considerados abaixo dos animais. Rose, a personagem principal, era judia e não percebia o porquê do mundo andar em guerra. Como tinha uma religião diferente, sabia que tinha hábitos divergentes dos seus colegas.



A aculturação é um processo importante por parte da pessoa que vai para outro país, pois é fundamental que ela saiba respeitar a cultura do mesmo.



Um país com multiculturalidade devidamente respeitada é rico nos mais diversos domínios, tanto em gastronomia, como em hábitos ou costumes. Além disso, promove trocas enriquecedoras de conhecimentos entre várias pessoas.



Iara de Jesus (N.º12, 8.ºA)

Comentários

Mensagens populares