Ambiente

Boletim Bibliográfico Leituras em Rede, n.º 12A




Apesar dos esforços dos líderes mundiais para reduzir as emissões poluentes que contribuem para as alterações climáticas, nomeadamente o aumento da temperatura global do planeta, as notícias continuam a ser pouco positivas. Índices de poluição alarmantes em várias cidades chinesas, aumento das zonas desertificadas, contínua perda da massa de gelo nas zonas árticas…


Na matriz da civilização ocidental está a crença de que a natureza está ao serviço do Homem, que é um instrumento, um meio de satisfação das suas necessidades.


Surgida na década de 60 do século XX, com o aumento exponencial dos problemas ambientais, a ética ambiental assenta numa nova visão da natureza, a saber, que esta possui um valor intrínseco, independentemente da utilidade que possa ter. 


Considerado como “a medida de todas as coisas”, um ser separado da natureza, o Homem passa a ser encarado como parte da natureza. Ser responsável por si, pelos outros seres naturais e por todas as gerações futuras.

O conhecimento é essencial para a sustentação e desenvolvimento desta consciência ética e ambiental. Conhecimento científico, histórico e filosófico.


Nos livros, nos filmes e nos documentários, que fazem parte do fundo documental das bibliotecas escolares, e nas páginas web por nós sugeridas, são muitos os recursos possíveis para a constituição desse conhecimento.

Boas leituras!

Comentários

Mensagens populares