Viajar através da Leitura




Ler é também uma forma de conhecer uma cultura diferente. Mesmo que à distância, a Leitura transporta-nos para diversos lugares longínquos e costumes diversos. 

Na sequência do pedido de sugestões pelos alunos mais novos (5º e 6º anos), para leitura autónoma, encontrei na Biblioteca Escolar Carlos de Oliveira mais uma história muito simples, mas enriquecedora, que proporciona viajar e conhecer um pouco mais do mundo e que poderão apresentar à turma, na aula de Português.

Nesta história infantojuvenil - “O Mundo que somos” - as personagens conhecem e apresentam-nos os mais diversos lugares e respetivos costumes, a Jordânia, Angola, a Alemanha, a Austrália, entre outros países dos diversos continentes. A Terra personificada serve de guia, sugerindo o respeito pela diferença e alertando para a necessidade de cuidarmos dela, tal como cuidamos dos nossos pertences.



Para complementar a leitura deste livro ou em alternativa, existe outro, na Biblioteca Escolar Carlos de Oliveira, que levará, igualmente, os mais novos a percorrer o Globo, através das letras.

“O Alfabeto dos países”, de José Jorge Letria, leva-os a conhecer o mundo, as suas gentes e costumes. Para cada país há um poema muito sugestivo das características que o identificam. 

Lê o exemplo seguinte e descobre a que país se refere.

«Somos vizinhos do mar
que nos dá sonho e comida
lembrando o que descobrimos
com tantos anos de vida.
Mareantes, emigrantes,
fomos sempre buscar fora
aquilo que nos faltava
sem perder pela demora.
Temos uma mesa de reis
e uma história de grandeza,
mas baixamos a cabeça
dando lugar à tristeza.»




Com apenas uns passos até à biblioteca, comecem uma viagem que vos levará mais longe…  
                                                                                              Leonilde Rodrigues

Comentários

Mensagens populares