A vida de Homero


[texto produzido no âmbito da leitura das obras da Educação Literária 6.ºA]


Homero foi um grande poeta grego, pensa-se que nasceu em 928 a. C. e morreu em 898 a.C.. Terá nascido em Esmirna, atual Turquia, ou em alguma ilha do mar Egeu, mas a sua origem é tão controversa, que oito cidades disputam a honra de terem sido a terra natal do poeta. Todas estas cidades querem ter a honra de terem como Homero um filho da terra.

O ambiente em que viveu era chamado "Período Homérico", dele pouco se sabe. A sua história, mistura lenda e realidade, muito do que se conta representa-o velho e cego, andando de cidade em cidade a recitar os seus poemas.

Os gregos antigos, geralmente acreditavam que Homero era um indivíduo histórico, mas os estudiosos modernos são descrentes. Nenhuma informação biográfica de confiança foi transmitida a partir da antiguidade clássica e os próprios poemas manifestamente representam o culminar de muitos séculos de histórias contadas oralmente e um bem desenvolvido, sistema já muitas vezes usado de composição poética.

De acordo com alguns pesquisadores, "Homero" não é "o nome de um poeta histórico, mas um nome fictício ou construído" ou "uma personificação coletiva de toda a memória grega antiga".


As obras de Homero

Homero era autor de duas das principais obras da antiguidade: os poemas épicos Ilíada e Odisseia.

Ilíada é um livro, em que o autor descreve a Guerra de Tróia (entre gregos e troianos) em vinte cantos (20 poemas). Na Ilíada, Homero conta o penúltimo ano desta guerra, que durou dez anos.

                                
                      
Odisseia é uma sequência da Ilíada, uma obra com valor ao autor e é um poema fundamental no Ocidente. A Odisseia, assim como a Ilíada, é um poema elaborado ao longo de séculos, provavelmente no fim do século VIII antes de Cristo.



A Odisseia e a Ilíada são poemas elaborados ao longo de séculos e foram, durante muitos séculos, transmitidos por tradição oral, tendo tido sua forma fixada por escrito, provavelmente no fim do século VIII a.C.

Trabalho realizado por Marco Pereira n º 10, 6 ª da escola EB Carlos de Oliveira do AELdF.

Referências bibliográficas:

Wikipédia. (s/d). Homero. Disponível em  http://www.infoescola.com/biografias/homero/

Wikipédia. (novembro, 14 de 2015. Ilíada. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Il%C3%ADada

Wikipédia. (outubro, 26 de 2015). Odisseia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Odisseia


Comentários

Mensagens populares