República


Leituras em Rede, n.º 8


No início do século XX, Portugal viveu um período de grande instabilidade política. O descrédito da monarquia e a afirmação dos valores republicanos que já se faziam sentir desde o século XIX, foram-se acentuando tendo o processo culminado com o derrube do regime monárquico em 5 de outubro de 1910.  Iniciava-se a denominada 1.ª República cujos limites temporais terminam com o Golpe de Estado de 28 de maio de 1926 e a instauração da ditadura militar.

Período marcante da história de Portugal, encerra um conjunto de acontecimentos e mudanças que produziram efeitos que ainda hoje permanecem na sociedade portuguesa.
Valores como a liberdade,  a igualdade,  a cidadania foram proclamados e no decurso deste processo de reformas políticas, sociais, económicas, religiosas, culturais, conseguiram-se importantes conquistas para o povo português.

Com este boletim as bibliotecas escolares do concelho de Cantanhede pretendem contribuir para um conhecimento mais profundo e atualizado sobre este marco da nossa história recente.

Comentários

Mensagens populares