as profissões e o Homem…. [1.ª parte]

… saber para bem viver




Bem-vindos à segunda parte deste encontro – apresentou o presidente da escola – a que a Profissão vai dar continuidade com as Profissões e o Homem. Para além dos convidados trazidos pelas pela Profissão temos um especial que vai abrir a sessão. Caros jovens e menos jovens ao vosso dispor para as questões que desejarem: O Trabalho!

O Trabalho tinha aspeto de algum cansaço, mas um ar de satisfação espelhada no rosto e isso repercutia-se no rosto claro, sorridente e com ar descansado que transmitia a segurança e o conforto que as remunerações monetárias ( e de realização pessoal dão ás pessoas….
- Bom dia, como já foi dito o meu nome é Trabalho e fui convidado para falar um pouco sobre mim. Todos nós temos interesse em saber por que existimos, mais cedo ou mais tarde questionamo-nos sobre isso. Quando jovens, há a tendência para ter uma atitude fútil ou de mera ignorância relativamente à importância do trabalho para cada um e para a sociedade. Hoje em dia a vida do ser humano extinguir-se- ia sem o trabalho. Porquê? O que é o trabalho? Afinal quem sou eu? Bom, poderei definir Trabalho como sendo a “ Atividade desenvolvida pelo Homem para produzir bens (batatas, telemóveis…) ou prestar serviços (transportar pessoas, consertar canalizações, formar pessoas,…). Mas porque é que se tem de pagar o trabalho? Porque o trabalho consome energia a que se chama Força de Trabalho e se o Homem trabalhasse sem repor essa energia a vida esgotava-se e morria. Era o que acontecia antigamente com a escravatura.

Só depois de muitos conflitos entre os trabalhadores e quem detinha o poder é que se conseguiram as condições atuais. Contudo, se não houvesse trabalho não haveria confusões! Porque é que se tem de trabalhar? A razão é simples: Porque os recursos na Natureza são escassos ou seja existem em quantidade limitada e quanto maior for o número de pessoas, maior é a necessidade de produzir bens ( alimentares , de vestuário, de conforto,…) para satisfazer as necessidades das pessoas . Já percebem porque é importante trabalhar? Pois é, mas com o crescimento da população mundial hoje é de cerca de 7 mil milhões de pessoas! Como se pode produzir tantos produtos para alimentar tanta gente? Com tecnologia e conhecimentos ou Saberes diversificados. Para falar disso temos as Profissões
- Desculpe posso colocar uma questão? Interrogou um jovem
- Claro, posso imensa desculpa port ter terminado sem dar a possibilidade de colocarem questões. Então diga – retorquiu o Trabalho.
- Estudar também é trabalho? continuou o jovem
- Muito boa pergunta. É verdade. Estudar também é trabalhar – respondeu o Trabalho com um sorriso, como quem aguarda outra pergunta, que não tardou.
- Então porque é que não me pagam? – retorquiu o rapaz com ar de injustiçado
- Bem, começou o Trabalho, essa pergunta não é fácil de responder, mas vou tentar.

O estudo é uma formação individual, um benefício que se tem, para se conseguir uma oportunidade para trabalhar. Numa situação de não intervenção do Estado tinha que ser o próprio ou os pais a pagar-lhe a formação. Para evitar que os jovens não obtenham uma formação que se considerou básica necessária para o desempenho de uma série de atividades, que teria que ser paga pelos encarregados de educação e que poderiam não o fazer por diversas razões (falta de dinheiro, participação nos trabalhos da família,…)  o Estado criou o ensino obrigatório para que os jovens adquirissem uma formação em função dos seus interesse e gostos, de forma a poderem desempenhar uma tarefa, quando adultos em função das suas preferências e aptidões profissionais. Se não estudassem começariam a trabalhar ainda como crianças para poderem pagar a sobrevivência. Desta forma ela é assegurada pelo trabalho dos vossos pais e a cooperação da sociedade, através de subsídios e apoios pelo estado às famílias em deduções no IRS. O  rendimento dos estudantes é indireto , embora numa espécie de troca direta, escambo . Se somarem todos os benefícios que têm (água, luz , vestuário, alimentação, habitação, conforto, segurança, família,…) verão que a  remuneração não é má…Concluiu o Trabalho com um sorriso e um comentário : - Oxalá muitos de vocês consigam no futuro o conforto que tem em casa.
- Bom não havendo mais perguntas – disse o Trabalho, terá a palavra a Profissão.
Contudo esta sessão irá continuar na segunda parte do programa. Vamos almoçar e à tarde continuamos. Até já

(Continua)


Fernando Catarino






Mensagens populares