O dia do Pi

... porque a matemática também é cultura


O Dia do Pi é comemorado anualmente, desde 1988, no dia 14 de março. O Pi é uma constante matemática representada pela letra grega π (adotado a partir da palavra grega para perímetro - "περίμετρος") e tem origem na relação entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência, isto é, se dividirmos o valor do perímetro de uma circunferência pelo valor do seu diâmetro, obteremos o número Pi. (Fica o desafio de desenhar uma circunferência e, usando um pedaço de corda, medir o tamanho do perímetro e o tamanho de um diâmetro e dividir esse valor. Seja qual for a circunferência, obterá sempre o mesmo valor).

O Pi trata-se de uma constante que faz parte do conjunto dos números irracionais, sendo infinita, ou seja, não é possível escrevê-la na sua totalidade, aproximando-se normalmente para 3,14. Não teríamos espaço suficiente no Universo para o escrever, uma vez que foram descobertos até hoje mais de 2 triliões de dígitos do Pi!

Foi escolhido este dia porque nos Estados Unidos, como é normal usar-se para designação de uma data o modelo MM/DD (mês/dia), escolheu-se o dia 14 de março (3/14). Curiosamente, também é comemorado a 14 de março o nascimento de Albert Einstein, um dos maiores matemáticos e cientistas de sempre.

Fig.1 – Imagem alusiva à “infinidade'' do Pi
A descoberta deste número já remonta à Antiguidade, sendo já referido, segundo alguns estudiosos, na Bíblia. Povos como Egípcios, Babilónios ou mesmo homens ilustres como Arquimedes: todos se admiraram por esta fantástica relação matemática. Se estiver interessado, visita esta gina para ver uma tabela cronológica sobre o Pi.

O Pi tem várias aplicações práticas, tais como nos cálculos da área de um círculo, do perímetro de uma circunferência e da área da superfície de uma esfera. Desviando-nos um pouco da “matemática pura” e passando para a física e a química, é utilizado nos movimentos de rotação de alguns astros, nos campos magnética e elétricos, etc. É utilizado também no fabrico de pneus e na otimização de recursos no fabrico de latas de refrigerante, por exemplo.

É normal que, no Dia do Pi, se façam tartes com o desenho do Pi porque, em inglês, tarte (pie) e Pi leem-se da mesma forma.

Fig.2 – “Pi Pie”
A nossa escola costuma comemorar o Dia do Pi. Há uns anos, foi pedido a todos os alunos de matemática para desenharem um algarismo específico do pi, que seria colocado no chão do átrito do bloco par, em forma de caracol. Foi uma atividade bastante interessante!
                                                                                                          Afonso Marques, 12º CT3

Referências bibliográficas
Calendarr. (s/d). “Dia do Pi”. Disponível em http://www.calendarr.com/portugal/dia-do-pi/
Wikipedia. (21 de dezembro de 2014). “Dia do Pi”. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Pi
Wikipedia. (7 de fevereiro de 2015). “Pi”. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Pi

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (s/d). “História do Pi”. Disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm98/icm11/historiadopibotao.htm

Comentários

Mensagens populares