a escola e a profissão - primeira parte

[saber, para bem viver]


Andava certo dia a Profissão a deambular pelas ruas da cidade de Coimbra (pt.wikipedia.org/wiki/Coimbra) quando, já cansada, se sentou num banco de pedra, junto a um muro também ele de pedra, mas muito mal tratado.

Sentada, com o aspeto do pensador de Rodin, com a diferença que tinha a bochecha encostada à palma da mão direita e o outro braço descaído em sinal de desalento, começou então a dizer mal de si e do mundo, de tudo e de todos, numa revolta incontida que libertava energias tão negativas que até fizeram estremecer o muro a que estava encostada.
 Que chatice! — ouviu exclamar!

Com ar de estranheza olhou para todo o lado, para baixo, para cima, para os lados e até debaixo do banco, não estivesse lá um qualquer “marmanjo…, mas não viu ninguém e voltou à  cismaem que estava.

 Deixa-te disso! - ouviu de novo            
 Mas quem é que está aí? Eu sou uma mulher, mas não tenho medo de nada nem de ninguém! Sou descendente da Mari´ Brites mais conhecida por padeira de Aljubarrota!
 Para quem é tão valente está muito nervosa….
— Aiiiii … que eu dou-te um cachação, dou!
 Acalma-te, eu sou a Escola e estou a tentar comunicar contigo…encosta-te ao muro e escuta….

A descendente da Mari´Brites meio desconfiada, lá fez o que a voz lhe pedia e…sentiu-se confortável encostada aquela parede de pedra de Ançã … e deixou-se ficar ali, tentando ouvir, e adormeceu. Adormeceu e entrou num sonho onde tudo falava: arvores, animais,…e até as casas, por estranho que pareça, e o que elas contavam dos donos …era de corar até …. ao telhado, aos pelos, às folhas,… ( ahahah, riu-se para dentro a Profissão).
No meio dessa confusão toda, a escola dirigiu-se a ela e apresentou-se:

— Eu sou a escola de Santo António , aquele que dava sermões aos peixes…. Ahahah riu-se a Profissão, rematando, aquela que tem montes de heterónimos… como um tal Fernando que era pessoa.
 Uuau! Exclamou a escola rindo-se com a piada. Fala-me dos teus heterónimos, continuou a escola.
— De certeza que queres? Aí vão: engenheiro, médico, advogado, juiz, mecânico, construtor civil, militar, polícia, eletricista, agricultor, professor, economista, enfermeiro, cientista, jardineiro,… Queres mais?
 Não é preciso, exclamou a escola com espanto, é que nunca vi tanto heterónimo…, nem os escritores… já agora podíamos falar sobre ti mais detalhadamente …queres?
 Tudo bem …então diz… disponibilizou-se a Profissão
 Sabes, nós aqui construímos profissões, ou seja, saberes como os teus…não queres cooperar connosco?
 Como?
Olha, falando e esclarecendo os jovens sobre o significado e objetivo de cada profissão e a importância de cada uma. Assim cada um tentar descobrir o mais cedo possível o que quer aprender para a profissão que gostaria de exercer quando for adulto e iniciar a sua vida no mundo do trabalho…
 Boa ideia! Exclamou eufórica a profissão

Combinou-se então um seminário de entrada livre para jovens e menos jovens com o slogan: “Importância de Saber, para Bem Viver  a Profissão que eu queria ter!"

Fernando Catarino

Comentários

Mensagens populares