a escola e a profissão [continuação]


No dia do encontro vieram crianças com os pais, jovens com os namorados e namoradas, amigos e amigas com risos e gargalhadas e vontade de descobrir o caminho para saber e o Saber para no futuro viver bem ou seja, ter um trabalho que lhes permitisse ganhar dinheiro para ter uma casa, alimentos, construir uma família, ter amigos, ter automóvel, passar ferias em locais bonitos, com saúde, bem-estar e realização pessoal…
Era tanta gente que a reunião teve de se realizar no polivalente. Após alguma confusão, que os encontros entre as pessoas que já não se veem há algum tempo e querem pôr a conversa em dia, proporciona, o colóquio começou, com as pessoas em silêncio.

Quem coordenava as perguntas e respostas era o Diretor da Escola.
Depois de apresentar a Profissão a toda a gente dirigiu-se a ela, cumprimentou-a e iniciou a palestra:

 Em primeiro lugar gostaria que nos falasse de si!
 É estranho, nunca ninguém me tinha pedido isso…. Eu sou o resultado da inteligência do Homem, ou seja, com o aumento de humanos os recursos na Natureza tornaram-se escassos, isto é, os bens que cresciam na Natureza começaram a escassear, a existir em pequena quantidade o que originou a fome provocada pela falta de alimento. Então, ao longo dos tempos, o Homem foi descobrindo técnicas para suplantar essas carências, começando pelos animais, depois pelas sementes, depois utensílios e ferramentas, etc., ao longo de milhares de anos, até chegar aos nossos dias. Ao longo desse tempo foram aparecendo atividades a que as pessoas se dedicavam a tempo inteiro, porque achavam que podiam sobreviver com mais facilidade e porque a vida era mais fácil e porque gostavam, e vieram a chamar-se Profissões.

Assim, começaram por existir caçadores e domadores de animais selvagens, semeadores de sementes e plantadores de plantas e árvores (aos quais se chamaram agricultores), guerreiros para proteger as pessoas (a que chamaram exército),  ferreiros, tecelões, ourives, pedreiros, carpinteiros, barbeiros, saltimbancos, pintores, escultores (a quem chamaram Artistas),comerciantes, contabilistas, políticos, curandeiros e alquimistas (que com formação técnica passaram a chamar-se médicos, enfermeiros, cientistas e mais tarde apareceram mecânicos, engenheiros ( agrónomos, civis, mecânicos, de eletrónica, de eletricidade, de  informática, de agronomia),economistas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, cientistas, sociólogos, psicólogos, advogados, juízes… e professores, para iniciar toda a caminhada!

 Então a profissão é um tipo de trabalho? – perguntou o diretor.
 Claro! É um trabalho especializado - respondeu a Profissão. Não é possível a sobrevivência do Homem sem Trabalho; e os que vivem sem trabalhar, vivem à custa de quem trabalha.
 Mas há exceções? – perguntou o diretor
 Claro! São as pessoas que por problemas diversos não podem trabalhar. Por isso é que as pessoas que podem trabalhar e as empresas pagam impostos e descontos para a Segurança Social, para lhes dar apoio.
 Mas há gente que se aproveita… - continuou o diretor.
 Pois há….O que é injusto e anti-social….
 Como é cada um sabe qual a sua profissão?

 Bem, esta é a parte mais difícil. Antes desta obrigação de frequentar a escola os jovens confrontavam-se com o trabalho, iam experimentando aqui e ali, muitos seguiam as profissões dos pais ou dos vizinhos, ou de feirantes que apareciam nos mercados.
Antigamente, não havia os problemas que há hoje com o desemprego e as pessoas escolhiam, em função da qualidade de vida e do gosto pela atividade. Hoje é mais complicado, devido às tecnologias que exigem menos mão-de-obra e mais especialização e por conseguinte mais estudo. A melhor forma de um jovem saber o que gostaria de fazer na vida é ler, falar com pais, professores e pessoas conhecidas que tenham uma profissão, ver na Internet as profissões que há, visitar feiras, fazer testes psicotécnicos, frequentar cursos nas escolas em que sintam vontade de estudar e aprender, ligarem- se à escola onde andam a aprender a trabalhar para terem uma oportunidade em adultos de ter uma boa vida e Viver Bem…

 Sobre as características de cada profissão…. – perguntou o Diretor

 Bom, isso fica para a segunda parte com o nome: As Profissões e o Homem – respondeu a Profissão com um sorriso!

Carlos Catarino

Comentários

Mensagens populares