Saber, para bem viver



Saber, para bem viver (continuação)


Passaram-se alguns anos e num belo dia de sol um velho com ar de velho ao passear no jardim da Estrela em Lisboa, viu um jovem já a caminhar para homem, sentado num banco com um ar de tristeza estampado no rosto que incomodou o velho. O velho não resistiu a dirigir-lhe a palavra:
- Boa tarde, posso ajudar?
- Não a mim ninguém me pode ajudar… respondeu o homem
Aquela voz não lhe era estranha, mas falava com tanta gente que poderia estar a confundir…
- Desculpe incomodar, mas pareceu-me tão triste que não resisti a perguntar…. Sabe, há uns anos conheci aqui um jovem que se condoeu de mim e me fez companhia …as coisas não acabaram bem porque achou que lhe estava a dar uma “seca “ como ele dizia e não quis saber…Fiquei preocupado com esse jovem …tinha um nome tão esquisito como o meu…
- Como se chama?- perguntou o homem.
- Saber. Respondeu o velho
- O meu nome é Viver… e eu lembro-me de si e da sua conversa. Sabe, fiz exatamente o que lhe disse.
- E ….
- Correu mal… desde álcool, droga roubos prisão, acidentes…expulsão de casa dos meus pais – cheguei a bater no meu pai para lhe tirar dinheiro, disse em surdina e a abanar a cabeça - sei lá, tudo me aconteceu…menos tirar o curso e ter uma vida normal…
- Então e trabalho?
- Tive várias propostas mas não tinha habitações nem literárias nem profissionais… nem sociais. Sabe como é, os professores são uma seca, estudar é uma seca, a escola é uma seca…e depois não aproveitei nada, desisti …só fiz porcaria… e a sociedade não perdoa! Tantas vezes me lembrei de si…
- Mas não valeu de nada…. - retorquiu o velho
-Valeu, valeu! Eu não deixei o meu irmão mais novo fazer o mesmo, contei-lhe a nossa história e ele enquanto pequeno acreditou, mas depois cresceu, entrou para a Universidade e dizia que era uma boa estória e que me agradecia pelo esforço que tinha feito para o proteger.
- Então e ele ainda estuda?- perguntou o velho.
- Quem, o meu irmão? Não, é Economista e Gestor e tem uma boa vida! Vida económica estável, uma família “fixe,… quer saber uma coisa engraçada?
- Se quiser dizer…
- Especializou-se em EconomiaPolítica Gestão. Sabe porquê? Porque dizia ele, era para tentar ajudar jovens inteligentes como eu a não ficarem estúpidos com as influências dos grupos, dos mass media e de ideias pré concebidas. Então, através de informação e formação e também ajudando a criar postos de trabalho poderia fazê-lo ….é assim o meu irmão…uma pessoa culta com muita sabedoria, até parece que era o mais velho….ainda me fazia lembrar mais o senhor . Quantas vezes pensei se não teria já morrido….Como fui estúpido!
- Não foste nada estúpido, só não sabias é que para nos divertirmos há sempre tempo o que nem sempre acontece com as oportunidades de trabalho…. e para isso é preciso saber, estar preparado, querer ter vida própria e dar-lhe sentido e utilidade….e tu não percebeste isso também, porque não quiseste saber ou porque os teus pais satisfaziam todas as tuas necessidades ou porque simplesmente nem pensaste nisso  ….É preciso querer e estar disponível para aprender coisas novas, quer para desempenhar uma profissão quer para se formar como pessoa adulta responsável individual e socialmente! Para viver de qualquer maneira não é preciso muito trabalho, mas para viver bem, é… e muita persistência, não desistir! Já agora como se chama o teu irmão?
- Bem Viver! Respondeu o Viver a rir, comentando – é cá uma família…
O riso pegou-se e ambos riram a bom rir durante breves momentos e quando o homem olhou para o velho reparou que tinha rejuvenescido imenso e que afinal a estória era verdadeira. Enquanto se espantava com o que estava a acontecer o Saber levantou-se ágil e desapareceu entre a multidão deixando na cabeça a mensagem:
SABER, PARA BEM VIVER
Com este pensamento levantou-se e dirigiu-se à escola mais próxima para pedir informações sobre como e onde poderia fazer uma formação técnica que lhe desse uma especialização para trabalhar e uma segunda oportunidade para si e para a sua família.



Fernando Catarino

Mensagens populares