Saber, para bem viver


dia mundial da televisão [dia 21 de novembro]



Em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de novembro como o “Dia Mundial da Televisão”, com o objetivo de proporcionar um intercâmbio cultural com a troca de programas televisivos sobre a segurança, a paz e o desenvolvimento económico e social entre os estados membros.A ideia de um sistema de transmissão de imagens já remonta ao final do século XIX, quando um estudante alemão regista a patente do primeiro sistema de televisão eletromecânico.


Fig.1 – Fotografia de uma das primeiras televisões 

O primeiro serviço de transmissão em alta definição ocorreu em 1935, na Alemanha, embora na década de 20 já tivessem havido transmissões. A “televisão a cores” surgiu em 1954, pela empresa norte-americana NBC.Com a invenção do transístor e o desenvolvimento de outras tecnologias associadas, o uso da televisão massificou-se. Enquanto no século XX os aparelhos de televisão eram equipamentos grandes, pesados e a imagem transmitida de pouca qualidade, nos nossos dias, estes aparelhos têm ecrãs finos e de grandes dimensões, que permitem aos utilizadores usufruir de imagens de grande qualidade e som precioso, fatores que possibilitam aos utentes desta tecnologia fruir de forma plena de todos os programas e filmes como se estivessem no cinema.Em Portugal, a primeira transmissão “a preto e branco” ocorreu no ano de 1957, transmitida pela Rádio e Televisão de Portugal (RTP).Só decorridos 26 anos após a primeira transmissão televisiva a cores norte-americana é que se verificou em Portugal a emissão de televisão a cores de forma regular (em 1976 apareceram as ocasionais transmissões a cores).Atualmente, os aparelhos televisivos possuem uma qualidade de imagem e som muito boa. Plasmas, LCD’s, LED’s são palavras que mostram os vários tipos de televisão e a evolução da mesma. 


Fig.2 – Design de um novo tipo de televisão – a televisão curva

A televisão faz irremediavelmente parte do nosso dia-a-dia: é um meio de difusão de informação, cultura, entretenimento, lazer, etc. A próxima imagem mostra algumas das consequências que a televisão trouxe à sociedade: o sedentarismo e a obesidade.

Fig.3 – Caricatura sobre a televisão


É preciso moderar o tempo de visualização de televisão porque o excesso de visualização de televisão poderá trazer muitas consequências: económicas, sociais, psicológicas…


Afonso Marques, 12.º CT3


Lista de referências bibliográficas

Apoio Escolar Online. (2009). Dia Mundial da Televisão. Disponível em http://www.apoioescolaronline.net/noticias/dia-mundial-da-televis-o
Wikipedia. (2014, outubro 30). Televisão. Disponível em 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o

Mensagens populares