saber, para bem viver

         … a propósito do dia mundial do AVC [29 de outubro] 

O Dia Mundial do AVC foi instaurado, a nível global, em 2004, no World Stroke Congress (Congresso sobre AVC), que decorreu no Canadá. Atualmente, assinala-se este dia a 29 de outubro, com o objetivo de alertar as populações de todo o Mundo para esta doença e para as suas elevadas taxas de incidência.

O AVC, sigla para “Acidente Vascular Cerebral”, carateriza-se, geralmente, por uma perda rápida da função neurológica, devido à obstrução, resultante da formação de coágulos, ou à rutura de vasos sanguíneos cerebrais, sendo, por isso, classificado como AVC isquémico e AVC hemorrágico, respetivamente (fig. 1). Quando o fornecimento de sangue ao cérebro é interrompido, o transporte de oxigénio não se verifica, facto que resulta na morte das células nervosas da região afetada, não havendo possibilidade de regeneração das mesmas. Estima-se que cerca de metade dos acidentes vasculares cerebrais ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma numa artéria.

Classificações do AVC



Os principais fatores de risco do AVC são a hipertensão arterial, os níveis de colesterol elevados, o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a diabetes, a obesidade, a idade e as deficiências fisiológicas ao nível dos vasos sanguíneos.

Os sintomas comuns de um AVC incluem a paralisação ou a fraqueza de uma parte do corpo, problemas na comunicação e a perda parcial ou a turvação da visão. 




Cartaz informativo sobre sintomas do AVC


Para minimizar as consequências de um AVC, assim que se der conta de um destes sinais, deve-se consultar, com a maior urgência, um técnico de saúde. Após a ocorrência de um AVC, na maioria dos casos, a recuperação não é total, deixando sequelas físicas nos pacientes.O AVC é a principal causa de morte em Portugal: a cada hora, 2 pessoas morrem vítimas de um AVC. No entanto, cerca de 90% dos AVC são evitáveis. É possível evitar um AVC tomando certas medidas como o consumo moderado de bebidas alcoólicas, não fumando, mantendo um estilo de vida saudável, evitando o sal, as gorduras e o açúcar em demasia e praticando atividade física, controlando os níveis da tensão arterial e consultando regularmente um especialista, de modo a evitar e a controlar melhor todas estas medidas.Este ano, a World Stroke Organization (Organização Mundial do AVC), em parceria com várias instituições em todo o mundo, vai lançar uma nova campanha com o lema “Eu sou mulher: O AVC afeta-me”. Segundo esta organização, 6 em cada 10 mortes causadas por AVC ocorrem em mulheres, existindo pois uma mortalidade mais elevada nos indivíduos do sexo feminino.É necessário tomar medidas. É necessário estarmos atentos ao sinais da doença. É necessário reduzir a sua taxa de incidência.

Afonso Marques, 12º CT3

  
        Lista de  referências bibliográficas:

Enciclopédia Médica da Família. (2001). Lisboa: Editora Civilização     
Associação AVC. (s/d). Porque é que um AVC acontece. Disponível em http://www.associacaoavc.pt/Informacao/Menu2/Page2.php
Sapo Saúde. (2010). Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral: 29 de Outubro. Disponível em  http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/dia-mundial-do-acidente-vascular-cerebral-29-de-        outubro.html
JustNews. (s/d). Dia Mundial do AVC 2014: nova campanha é dedicada à mulher. Disponível em  http://www.justnews.pt/agenda/dia-mundial-do-avc-2014-nova-campanha-e-dedicada-a-             mulher/#.VD2CBvldWSo

Wikipedia. (2014, março 30). World Stroke Day. Disponível em    http://en.wikipedia.org/wiki/World_Stroke_Day

Comentários

Mensagens populares