NO CAMINHO DA CIÊNCIA

A PUBERDADE...                   


          

                  


                                                                                                    
A adolescência é uma fase de grandes mudanças. Tudo muda. Muda o corpo e muda a mente. Muda a forma de ver o mundo e mudam as relações com a família e os amigos.  É certo que ao longo de toda a vida o indivíduo experimentará mudanças. Entretanto, na adolescência o processo de amadurecimento biológico, psicológico, sexual e social é muito intenso.

                                                                       

 A fase da adolescência inclui diversos aspectos que serão vivenciados por uma pessoa: mudanças físicas marcantes relacionadas com o amadurecimento sexual do indivíduo; estabelecimento de relações de grupo; desenvolvimento de novas responsabilidades; e construção de valores pessoais relacionados ao seu ambiente social.  

A adolescência é um momento de transição que pode ser difícil e custoso porque o adulto que virá ainda "não nasceu" e a criança que existia ainda "não morreu". É neste espaço entre a infância e a vida adulta que o adolescente constrói a sua identidade. 




A puberdade é o período da adolescência no qual se dá o desenvolvimento sexual, juntamente com uma aceleração do crescimento. Neste período ocorrem rápidas alterações na estatura, peso e desenvolvimento sexual. Todo o processo é regulado pelo sistema nervoso de forma ajustada e sincronizada. Na puberdade existe uma ordem de acontecimentos diferentes para os rapazes e para as raparigas. As raparigas tendem a iniciar e a terminar este processo muito antes que os rapazes.   


                                           
A puberdade é o aspecto biológico da adolescência. Na puberdade acontece o desenvolvimento dos testículos nos homens e ovários nas mulheres e desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, que são aqueles que nos permitem diferenciar os homens e as mulheres, tais como o formato do corpo, o desenvolvimento das mamas, o crescimento de pelos e o timbre da voz.

                                                                                                            
O corpo nesta fase está voltado para a produção de hormonas sexuais que são diferentes em cada sexo. Os meninos produzem, entre outros, a testosterona e as meninas o estrógeno.





É possível determinar uma média de idade em que as mudanças acontecem nos corpos dos adolescentes. Alguns adolescentes entram na puberdade muito cedo, outros muito tarde. Existem variações que se podem caracterizar como uma puberdade precoce ou atrasada. Diversos fatores podem levar a tais alterações, entre eles fatores ambientais, situações de stress e intenso desgaste emocional, atividades físicas intensas, algumas substâncias químicas e desnutrição.
Puberdade precoce é o início do desenvolvimento sexual antes dos 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos. Em ambos os sexos pode ocorrer pelos, acne, crescimento acelerado, alteração de comportamento, sendo que nas meninas o primeiro sinal é geralmente o crescimento das mamas e nos meninos o aumento no tamanho dos testículos.
Nos últimos anos, muitas crianças têm apresentado puberdade precoce, gerando grande preocupação nos pais. Os motivos desta antecipação estão em investigação.


                                            
Puberdade atrasada, os adolescentes não desenvolvem características sexuais na faixa etária esperada. A ausência dessas características em meninas, a partir dos 13 anos, e para os meninos, dos 14 em diante, caracteriza um quadro de retardo da puberdade.
Para os que têm um desenvolvimento precoce, as alterações representam uma vantagem, mas, para os que se desenvolvem mais tarde, a ausência de alterações pode ser um problema.


                                             
As comparações entre adolescentes e as opiniões de outras pessoas influenciam imenso a forma como os adolescentes se veem a si mesmos. Quando o desenvolvimento termina, a diferença entre todos é muito menor.


Procura mais informação sobre este tema na Biblioteca da tua escola, o Boletim Bibliográfico seguinte dá-te algumas pistas.
                                                               


Paula Neves

Comentários

Mensagens populares