NO CAMINHO DA CIÊNCIA


                                                                            Dia mundial dos oceanos



Em 1992 durante a conferência «RIO 92» foi estabelecida a data de 8 de Junho como o Dia dos Oceanos. Em 1994 a comunidade internacional deu um passo importante para a proteção dos oceanos, particularmente através de um decreto oficial da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar. Um dos principais assuntos, além da preservação da fauna e da flora, é a proteção das populações de algumas espécies como o atum, tubarão, peixe espada e merlin.
                                                 


Os oceanos cobrem dois terços do planeta que é a nossa casa. Para além de serem o habitat de um vasto número de plantas e animais, geram a maior parte do oxigénio que respiramos, são fonte de alimento e de novas moléculas para medicamentos, regulam o clima que torna a vida possível no nosso planeta, fornecem múltiplos recursos aos seres humanos e energia. São ainda fonte de inspiração para poetas. Este bem precisa cada vez mais de proteção, porque as ameaças vão crescendo em escalada. É isso que hoje está em debate quando se celebra o Dia Mundial dos Oceanos, assinalado no mundo, e em Portugal com diversas actividades.


                       

As ameaças perfazem uma lista longa. É a pesca em excesso, que está a ceifar espécies, são os acidentes, como o do golfo do México, cujo impacto ambiental é  incalculável, é a poluição não acidental, em resultado das actividades industriais normais da civilização humana, é o dióxido de carbono a mais que as águas oceânicas vão absorvendo, com efeitos negativos a prazo nos crustáceos. Estes poderão começar a ter dificuldade em reduzir as suas carapaças duras num meio mais ácido.

Os oceanos são tudo isto: fonte de vida e um mar de problemas.



Os Oceanos têm uma grande importância ecológica, política e sociocultural, ao funcionar como fator essencial para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos no nosso planeta.


O tema deste ano em destaque é “juntos temos o poder de proteger os nossos oceanos". Estando em foco questões relacionadas com a preservação das espécies e biodiversidade marinha, promoção de boas práticas e da pesca sustentável.

                    

Autoridades das Nações Unidas divulgaram mensagens de encorajamento à comunidade internacional e de reflexão sobre os vários benefícios dos oceanos, bem como sobre o compromisso em mantê-los saudáveis e produtivos para as atuais e futuras gerações.

A Assembleia Geral da ONU já reconheceu os oceanos e mares como um tema importante para o crescimento sustentável. Infelizmente, ações humanas como super exploração, pesca ilegal e destrutiva, práticas insustentáveis de aquicultura, poluição marinha, mudança climática e acidificação estão esgotando mais rapidamente os preciosos recursos das águas.

Escolas assinalam o dia dos oceanos com o intuito de sensibilizar o público escolar para a importância do papel que os oceanos desempenham no nosso Planeta
                        É tempo de parar para pensar. E de mudar o que houver a mudar.



Por muitas razões, devemos todos proteger os oceanos assegurando a sua biodiversidade e, consequentemente, o nosso futuro.




Referências bibliográficas
(s/a).(s/d). Dia mundial dos oceanos disponível em

DN Ciência (s/a). (8/06/2010). Dia mundial dos oceanos com várias atividades. Disponível em

Revista Planeta Sustentável (s/a). (10/2012). Disponível em


Paula Neves

Comentários

Mensagens populares