Tempo de Leitura

Jorge Amado, literatura transatlântica





Jorge Amado de Faria nasceu no dia 10 de agosto de 1912 na fazenda Auricídia, em Ferradas na Bahia. Faleceu em 2001. 

Ainda bebé, desloca-se com a família para Ilhéus, na sequência de uma epidemia de varíola. Passa a sua infância em Ilhéus e esta localidade surge referenciada em vários dos seus romances.

 Frequentou a Faculdade Nacional de Direito no Rio de Janeiro, onde se licenciou em Direito. Foi aqui que se envolveu na atividade política, em discussões no âmbito de conceções artísticas e contactou com a ideologia e o movimento comunista. Em 1945 foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro, tendo tido um papel de grande relevância na defesa da liberdade religiosa e dos direitos de autor. As preocupações sociais e a defesa dos mais desfavorecidos fazem parte do seu percurso pessoal e de criador literário. Dedicou-se ao jornalismo e à produção literária.


Foi perseguido politicamente e vários romances seus foram considerados subversivos. Conheceu o exílio, tendo vivido na Argentina, Uruguai, Paris e Praga, durante o regime getulista.

É autor de uma vasta obra, tendo alguns títulos tido grande sucesso junto do público, vindo a ser adaptados para telenovelas pela televisão brasileira. A sua obra retrata problemáticas diversas, nomeadamente as vivências e sentimentos humanos, problemas sociais, tradições e costumes, tudo envolto numa linguagem humorística e simultaneamente poética. Da sua obra literária constam os seguintes títulos: “ Tieta do Agreste”, “ Gabriela, Cravo e Canela”, “ Teresa Batista Cansada de Guerra”, “ Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Tenda dos Milagres”, “ Seara Vermelha”, “ Os Subterrâneos da Liberdade”,” Capitães da Areia” e “ O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. Foi distinguido com diversos prémios literários ao longo da sua vida.

  

Se quiseres, completa o teu conhecimento sobre esta personalidade, através do seguinte vídeo:




Maria Teresa Corte Real

Comentários

Mensagens populares