No caminho da Ciência

Dia mundial da energia


O Dia Mundial da Energia foi criado em 1981 pela Direcção Geral de Energia. Surgiu para sensibilizar as pessoas e os líderes mundiais para a necessidade de poupar energia e para a promoção das energias renováveis, mais amigas do ambiente, em substituição das energias fósseis, altamente poluentes e prejudiciais para a própria vida na Terra. Este dia é comemorado todos os anos no dia 29 de Maio.

                                                  


Nos tempos recentes, o acesso à energia continua a ser um meio importante para a existência humana, uma vez que é necessária para a satisfação das necessidades básicas, como também para a mobilidade e comunicação.

No dia-a-dia são muitos os exemplos de opções de consumo ou de comportamentos que se podem traduzir numa enorme poupança de energia em casa, reflectindo-se esse facto na redução das contas da electricidade e do gás e numa melhor qualidade de vida para todos.


                                                      
O consumo de energia no mundo está resumido, na sua maioria, a fontes de energias tradicionais como petróleo, carvão mineral e gás natural. Estas fontes são poluentes e não-renováveis, o que significa que, no futuro, serão substituídas inevitavelmente.

Os bens naturais são as fontes de riqueza materiais que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades sempre em mudança, e são avaliados de acordo com as utilizações que as sociedades fazem deles. O homem procura tirar deles as maiores vantagens e, com o seu engenho – tecnologia – aproveitá-los o melhor possível, tornando-os recursos.

Energias renováveis são as originárias de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam. 

Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos).




Ao contrário dos combustíveis não-renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.

Energias renováveis
Não se deve considerar e debater as vantagens e desvantagens das energias renováveis como um todo, mas sim conhecer as ramificações de cada tipo de energia renovável, assim como as suas particularidades.

Energia solar
O aumento da utilização das energias renováveis contribui para a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e da poluição atmosférica, aquática e dos solos.

No dia mundial da energia, Câmaras Municipais, Escolas e Agrupamentos de Escolas dinamizam atividades com o objetivo de sensibilizar a população escolar para a necessidade de se adotarem comportamentos que se traduzam como já foi referido, na poupança energética em casa, com reflexos na redução da fatura da eletricidade e do gás, e principalmente, numa melhoria ambiental e de qualidade de vida para todos.

                                            


As preocupações ambientais têm necessariamente de ser uma exigência da humanidade. Temos de nos empenhar em preservar o meio que nos rodeia e em encontrar formas alternativas limpas e económicas de produzir energias. É esta a herança que devemos aos nossos filhos e gerações vindouras

                                                    



Quinta feira dia 29 de Maio. Aproveite este dia para mudar hábitos! Pratique os principais gestos que pode ter no dia-a-dia para usar eficientemente a sua energia.

                 
                                                                                                                                            Paula Neves

Comentários

Mensagens populares