TEMPO DE LEITURA

Ruy Belo, o homem e a obra

Fotografia de Teresa Belo

 Nasceu em São João da Ribeira, Rio Maior e viveu entre 1933 e 1978. Apesar de ter tido uma vida curta desenvolveu várias atividades e deixou uma obra literária relevante, sendo considerado um dos mais destacados poetas da literatura contemporânea portuguesa do sec. XX.

Para além de poeta, foi ensaísta, crítico literário, diretor literário da Editorial Aster e chefe de redação da revista Rumo, tradutor, leitor de Português na Universidade de Madrid desde 1971 a 1977 e professor .


Formou-se em Direito pela Universidade de Lisboa (1956) e, posteriormente, doutorar--se em Direito Canônico na Universidade de S. Tomás de Aquino, em Roma. Também, tirou o curso de Filologia Românica, em Lisboa, tendo-o concluído em 1967. 



Além das profissões já citadas, exerceu o cargo de diretor-adjunto, no ministério da Educação Nacional, por pouco tempo, devido ao seu envolvimento em atividades opositoras ao regime tais como a participação na greve académica de 1962 e a sua candidatura a deputado, em 1969, pelas listas da Comissão Eleitoral de Unidade Democrática. Foi vigiado o que o levou a sair do país para Madrid de onde regressou um ano antes do seu falecimento. 


Ao regressar a Portugal, pretendeu lecionar na Faculdade de Letras de Lisboa, mas foi-lhe recusado, acabando a ensinar na Escola Técnica do Cacém, no ensino noturno.

Os seus primeiros livros de poesia foram Aquele Grande Rio Eufrates (1961) e O Problema da Habitação (1962).


Em 1981, a sua obra foi organizada em três volumes  sob o título Obra Poética de Ruy Belo.

Em 1991, foi condecorado, a título póstumo, com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada.

Agora, para saberes mais sobre o poeta e sua bibliografia clica em:
Ouve, também, um poema de Ruy Belo:

Isabel Aires

Comentários

Mensagens populares