TEMPO DE LEITURA

Clarice Lispector, a escritora e a sua obra


Escritora e jornalista das mais conceituadas do século XX, viveu entre 1920 e 1977, deixando uma considerável e importante obra do ponto de vista literário e não sendo menos importante  a sua atividade jornalística.

Teve uma vida errática e com vários desaires familiares e físicos, no entanto nunca foram obstáculos à sua criatividade e produtividade. A escrita tornou-se  um escape  ou uma forma de sobrevivência, tendo afirmado um dia “escrevo para me manter viva”.


Nasceu na Ucrânia, mas naturalizou-se brasileira, uma vez que foi no Brasil onde foi acolhida  com a família ao escaparem à perseguição aos judeus durante a guerra civil russa de 1918-1920, e onde cresceu e se formou.

Viveu em Maceió, Recife e Rio de Janeiro onde tirou o curso de Direito em 1943. A par dos estudos foi trabalhando como professora, tradutora, secretária e jornalista. Em 1940, com 19 anos, foi publicado o seu primeiro conto Triunfo, no semanário “Pan” de Tássio da Silveira. 

Em 1942, escreveu o primeiro romance Perto do coração selvagem, com o qual  recebeu o prémio, Graça Aranha, por ser considerado o melhor livro escrito nesse ano.


A partir de 1943, viveu em vários países, para acompanhar o marido que era diplomata, mas nunca cessou a sua atividade literária. Em 1959, divorciou-se e regressou com os filhos ao Brasil para aí viver em definitivo.

Ganhou vários prémios destacando-se o Prémio Melhor Livro do Ano, com  a obra  A maçã no escuro (1961); o prémio do X Concurso Literário Nacional de Brasília (1669) pela sua produção literária;  Ordem do Calunga, concedido pela Campanha Nacional da Criança, com o livro O mistério do coelho pensante (1967). Em 1967, integrou o Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Livro.



No ano em que faleceu, ainda escreveu  um conto infantil Quase de verdade , uma coletânea  de histórias  intitulada  Como nasceram as estrelas e o romance A hora da estrela que foi adaptado ao cinema em 1985.





  • E para conheceres melhor a vida da autora, consulta o sítio que podes encontrar aqui.

  • Consulta também  a última entrevista dada por Clarice Lispector aqui.



Isabel Aires

Comentários

Mensagens populares