TEMPO DE LEITURA


José Eduardo Agualusa, sabores de África


"Escrever me diverte, e escrevo também, porque quero saber como termina o poema, o conto ou o romance. E ainda porque a escrita transforma o mundo. Ninguém acredita nisto e no entanto é verdade."
                                          José Eduardo Agualusa

Nasceu em Angola em 1960, mas veio para Lisboa em 1975 para tirar o curso de agronomia, acabando por se dedicar inteiramente ao jornalismo e à literatura.

 Do seu trabalho consta a colaboração em vários jornais e revistas (Expresso, o Semanário, o África Jornal, o Público, a revista Ler), a participação no programa televisivo  “ A Hora das Cigarras”, sobre música e poesia africana, difundido na RDP África e uma variada produção literária desde contos, peças teatrais, novelas, romances e poesias.






As suas obras estão escritas em mais de vinte línguas, tendo sido o primeiro escritor angolano a receber, em 2007, O XII Prémio “Independent” de Ficção Estrangeira, no Reino Unido, com o romance O Vendedor de Passados. Entre outros prémios consta o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para crianças, em 2002, obtido pela edição do livro Estranhões e Bizarrocos.

 É actualmente um dos escritores mais importantes da literatura africana.


  Podes ver e ouvir uma adaptação em vídeo da autoria de Brígida Renata sobre o livro A girafa que comia estrelas, clicando no sítio abaixo:

Isabel Aires

Comentários

Mensagens populares