TEMPO DE LEITURA

José Saramago, o primeiro escritor português Nobel da Literatura




O “Mestre” da língua portuguesa assim reconhecido por muitos críticos literários, nasceu,  no distrito de Santarém, em Azinhaga, em 1922, num meio familiar com parcos recursos económicos e, por isso, não pôde prosseguir para a universidade, concluindo apenas o ensino técnico.

Iniciou a sua vida profissional como serralheiro mecânico, seguindo-se outras bem diferentes daquela que viria a abraçar e da qual viria a viver exclusivamente a partir de 1975, a de escritor. Contudo a par dessas profissões, foi desenvolvendo a sua atividade literária, nem sempre contínua, tendo escrito o seu primeiro livro Terra do Pecado, em 1947.

Colaborou na revista Seara Nova e nos jornais Diário de Lisboa e Jornal de Notícias como crítico literário, tendo sido diretor –adjunto do último do qual  viria a ser saneado por questões políticas, em 1975. Fez parte da Direção da Associação Portuguesa de Escritores, tendo sido, também, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores de 1985 a 1994

Recebeu vários prémios ao longo da vida entre os quais o Prémio Camões (1995), o mais importante prémio literário da língua portuguesa e o prestigiado Prémio Nobel da Literatura, em 1988.

 O seu destaque internacional deveu-se ao seu estilo único, irónico e interventivo questionando a realidade nos vários domínios. Tinha uma forma de escrever não convencional com longos períodos sem vírgulas, sem marcas de diálogos. Harold Bloom, o crítico literário norte-americano, considerou- o, em 2003, “ o mais talentoso romancista vivo”.
   
Deixou-nos, em 1988, com uma vasta e variada obra desde contos, romances, textos dramáticos, ensaios, crónicas a poesias. As obras O Ensaio sobre a Cegueira e O homem Duplicado foram adaptadas ao cinema, a última recentemente.

     
Entre os muitos livros que escreveu apenas se conhece um belo e delicioso conto dedicado à infância   A Maior Flor do Mundo que poderás ler na tua biblioteca. 
Saramago considerava-se com pouco jeito para escrever para crianças.



Poderás ainda ver o vídeo sobre este conto e ouvir a voz do próprio escritor.

  




Se quiseres ler o obra, acede ao sítio seguinte:
http://www.slideshare.net/bibliotecaesas/a-maior-flor-do-mundo-3473261

Isabel Aires

Comentários

Mensagens populares